Banif espera ter 25 agências no Brasil até final de 2008

Da Redação

Com Portugal Digital

O Banif pretende reforçar a dispersão geográfica das agências bancárias emterritório brasileiro, contando ter um total de 25 dependências até ao final de 2008, anunciou o banco português em comunicado."Em consonância com o plano de negócios estipulado, o Banif pretende chegar a todos os Estados brasileiros, com especial preponderância nas regiões com maior penetração de portugueses, através da prestação de serviços bilaterais. Uma das regiões a favorecer vai ser a do Estado de São Paulo, capital financeira do Brasil", explica o Banif.Para financiar o crescimento da rede, das atuais nove agências bancárias para as futuras 25, o Banif planeja investir cerca de 3,68 milhões de euros (R$ 10 milhões). Atualmente, o Banif tem a sua rede de agências em território brasileiro distribuída por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. No ano passado, os resultados líquidos da rede comercial do Banif e da banca de investimento em território brasileiro ascenderam a 5,5 milhões de euros, o melhor ano desde que em 1999 se iniciaram as operações no Brasil, informou ainda o banco.Banif vive momento de expansão internacionalApós a compra de uma participação de 46% no Banco Caboverdiano de Negócios, que assegura o controle da gestão do banco, e da decisão de constituir um banco de retalho em Malta com parceiros locais minoritários, o Banif anunciou em março sua entrada no mercado espanhol, através de duas operações de aquisição.

Os bancos espanhóis em causa são o Bankpime (um Banco da região da Catalunha, com uma dezena de agências dedicadas às pequenas e médias empresas espanholas) e a Banca Pueyo (um Banco da região de Badajos com uma rede de 80 agências), o investimento total soma cerca de 80 milhões de euros, de acordo com o Banif. As operações estão sujeitas à aprovação dos bancos centrais de Portugal e Espanha.

No caso da Banca Pueyo, o Banif deterá uma participação de 33,32% do capital social e participará na gestão do banco através do seu conselho de administração.

No caso do Bankpime, a operação está sujeita ainda a um processo de ‘due diligence’. Nos termos acordados com o atual maior acionista individual do banco,

a Agrupacion Mutua, no final da operação o Banif tornar-se-á o maior acionista individual do banco, podendo atingir 27,5% do capital social, e assegurará,

nomeadamente em conjunto com aquele acionista, a gestão do Bankpime.Novas agências inauguradas No último dia 10 de abril o Banif anunciou mais três inaugurações. Duas em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul. Em São Paulo foi inaugurada a Agência Morumbi, no Morumbi Shopping (Av. Roque Petroni Junior, 1089 – Piso Térreo – Loja 201 – I Vila Gertrudes). A Agência Mooca passa a funcionar no Shopping Capital (Av. Paes de Barros, 2761 Parque da Mooca). No Rio Grande do Sul foi inaugurada a Agência Porto Alegre – Rua Mostardeiro, 264/266 Bairro Independência (Porto Alegre).

O economista Julio Rodrigues, presidente do Banco Banif (Brasil), contou para as inaugurações, com as presenças de membros do Conselho de Administração vindos de Portugal, chefiadas pelo Presidente do Conselho Com. Horácio da Silva Roque.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: