Banif apóia encontro que marca início da imprensa brasileira

Da Agencia Lusa

Divulgação

>> Presidente do Banco Banif Brasil, Dr. Julio Rodrigues e Presidente da Casa de Portugal de São Paulo.

O Banco português Banif anunciou nesta segunda-feira, 04 de agosto, que patrocinará um congresso de jornalistas como forma de assinalar os 200 anos de fundação da imprensa brasileira, com a chegada da família real portuguesa, em 1808.

A 33ª edição do Congresso Nacional dos Jornalistas ocorrerá entre os dias 20 e 24 de agosto, em São Paulo, com a participação do reitor da Universidade Fernando Pessoa, Salvato Trigo.

O presidente do Banco Banif e da Casa de Portugal, Júlio Rodrigues, salientou que o Correio Braziliense foi o primeiro jornal brasileiro, lançado em 1° de junho de 1808, por Hipólito José da Costa, em Londres.

"Historiadores garantem que o financiador secreto do histórico jornal, exemplo de jornalismo independente, foi D.João 6°, leitor contumaz, que nos deixou uma herança de valor inestimável, a Real Biblioteca", afirmou.

"Por isso a comunidade luso-brasileira de São Paulo não poderia furtar-se de dar apoio a esse congresso", disse o presidente do Banif e da Casa de Portugal.

Com o tema "O Jornalismo, O Mundo do Trabalho e a Liberdade de Imprensa", o congresso debaterá a conjuntura do Brasil e da América Latina, os 200 anos da imprensa no Brasil e as novas tendências da comunicação social.

O evento deverá contar ainda com a participação dos ministros brasileiros Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) e Hélio Costa (Comunicações), além de delegações internacionais.

No dia 23 de agosto, a Casa de Portugal promoverá um baile para os congressistas, com o sorteio de uma viagem a Porto Seguro, no litoral da Bahia, local do descobrimento do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend