Última semana da mostra que destaca a culinária do Brasil Colônia

Da Redação

CulinariaBrasilColonia_CaravelaPortugalRJ

A exposição “Brasil – Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une” chega ao fim dia 31 de outubro, em Petrópolis (RJ), com uma programação especial. O evento “Etnologias culinárias no Brasil Colônia” reúne atividades de degustação, música, história e antropologia, a partir das 18h, no Centro Cultural da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. A entrada é franca.

O evento conta com a chef Lídia Gonzalez, que explorará a culinária do Brasil Colônia com pratos típicos da época, como o quindim, a feijoada, os doces em compota, o peixe seco e a queijadinha. Durante a preparação dos alimentos serão feitas intervenções com poesias e música, além de explicações sobre a relação histórica dos alimentos com a nossa cultura. O público também poderá levar alguns produtos para casa, como livros referentes ao tema e vinhos portugueses, à venda no local.

Os visitantes poderão ver uma pequena mostra de utensílios domésticos utilizados na época do Brasil Colônia, como cuias de cuité, usadas como pratos; tipiti, para espremer a mandioca no processo de produção da farinha; pilão de madeira, também usado para produção de farinhas, paçocas, e para pilar o café; colheres de pau; tachos de cobre; cestos de palha; gamelas de madeira, entre outras peças.

“Quando a cozinha portuguesa chegou ao Brasil, encontrou a gastronomia indígena e, nesse processo de miscigenação, entrou também a africana. Essa mistura está presente nos produtos utilizados e nos utensílios. Por isso pensamos em encerrar a exposição com um evento que identifique a influência da culinária portuguesa na nossa gastronomia”, diz Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da faculdade.

Dia 31 haverá também uma apresentação especial do projeto Quintas Culturais, da faculdade, com o Quarteto Serra Velha. O grupo toca música instrumental brasileira com piano elétrico, contrabaixo acústico, sax e bateria. As apresentações serão às 10h10, no hall, e às 20h10, durante todo o evento de etnologia. O quarteto tem como integrante André Mendes, responsável pela composição das melodias da exposição.

Com curadoria do artista plástico Claudio Partes, a exposição “Brasil-Portugal” já recebeu mais de 1500 pessoas e cerca de 30 visitas de escolas públicas e privadas da região. A mostra propõe um paralelo entre as grandes viagens marítimas portuguesas e as viagens individuais de cada visitante, inspirado na poesia do escritor Fernando Pessoa, em virtude do ano de Portugal no Brasil, comemorado em 2013.

O Centro Cultural fica na Av. Barão do Rio Branco, 1003, Petrópolis, Rio de Janeiro. Informações pelo telefone 55- 24 2244-6471.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: