TV Cultura começa gravação de programa sobre Brasil e Portugal

Produção, que será transmitida em 2009, quer mostrar contemporaneidade dos dois países, e excluir imagens estereotipadas um do outro.

Do Jornal Mundo LusíadaCom Lusa

 

Um novo programa sobre as relações entre Brasil e Portugal começa a ser gravado em outubro e já tem exibição marcada para março de 2009 na TV Cultura e, possivelmente, também na RTP, de Portugal.

“Iguais/Diferentes” será apresentado pelo jornalista e atual presidente da Cultura, Paulo Markun, e terá como convidado especial o atual conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal em Brasília, Carlos Fino, que se tornou famoso no Brasil pela cobertura jornalística da guerra do Iraque, como correspondente da RTP.

Será uma série de pelo menos 13 programas semanais de meia hora de duração, apresentados sob a forma de conversas informais na residência de férias de Markun, em Florianópolis, e na casa de campo de Carlos Fino, em Fronteira, no Alto Alentejo. Em cada programa, haverá dois ou três temas dominantes, que serão enriquecidos com reportagens e entrevistas com convidados dos dois países.

“A idéia do programa, voltado para o grande público, é espelhar as semelhanças e diferenças entre os dois países que, apesar da sua intensa ligação, ficaram distantes um do outro”, disse Markun à Agência Lusa. “A base é esta dicotomia da igualdade e da diferença, é esta dialética. Há mais Brasil do que os portugueses suspeitam e mais Portugal do que os brasileiros conhecem. Há um universo dos dois lados a ser descoberto”, afirmou Carlos Fino.

Estereótipos Os dois jornalistas destacaram que as relações comerciais, históricas e culturais não são acompanhadas no mesmo nível pela mídia dos dois países. Por esse motivo, disseram que ambos ainda têm imagens estereotipadas um do outro.

“O Brasil é muito mais que a imagem tradicional de futebol, carnaval e praias", afirmou Fino. “E a imagem de Portugal no Brasil não pode continuar mais a ser as velhinhas de preto, os pescadores e os padeiros. Há um Portugal contemporâneo que se transformou com a entrada na União Européia”, acrescentou Markun.

O programa-piloto do "Iguais/Diferentes" foi gravado no primeiro final de semana de setembro, em Santa Catarina. As gravações da série começam no próximo mês com divulgação garantida na TV Cultura, em 2009. Já em Portugal, segundo Markun, a exibição ainda não está confirmada, embora a RTP já tenha manifestado interesse no programa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: