Revelando São Paulo desvenda as raízes culturais paulistas

Revelando São Paulo traz cerca de 200 municípios do Estado ao Parque da Água Branca, reunindo 600 artesãos, culinaristas e mais de 300 grupos de manifestações artísticas do interior paulista. O evento conta ainda com a cultura açoriana.

Da Redação

 

O Governo do Estado de São Paulo promove a 13ª edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, entre 11 e 20 de setembro, no Parque da Água Branca. O evento anual mostra as diversas manifestações culturais de 200 municípios do Estado. O espaço dispõe de 80 estandes de culinária, 155 de artesanato e na programação cerca de 300 grupos de manifestações artística que se apresentarão durante os nove dias do evento. Além disso, contam com a participação dos integrantes da Casa dos Açores de São Paulo, com a tradição da Festa do Divino.

Na programação, o festival oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas.

Além da apresentação de grupos étnicos para o Festival da Amizade, com espetáculos no palco da grande arena, com danças folclóricas, além de portuguesa, alemã, japonesa, italiana, árabe e brasileira, entre outras. Entre as atrações também estão as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois, trazendo mais de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito é uma das propostas do Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz, este ano com o mote "O Sagrado na Metrópole", que acontece 13 de setembro. Cerca de 30 segmentos religiosos se encontram na Esplanada do Memorial da América Latina para a cerimônia inter-religiosa. Entre eles estarão Hare Krishnas, Budistas, Católicos, Presbiterianos, Umbandistas, espiritualistas, além de representantes de comunidades indígenas, que receberão a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.

Um diferencial nesta edição será a Sagração das Águas, momento em que os diversos segmentos farão benção das águas vindas dos Portais de Parelheiros, da Cantareira e rios do interior e seguirão na Caminhada Pela Vida aspergindo as ruas da cidade até o Parque da Água Branca como forma de celebrar a riqueza das águas de São Paulo.

O evento é gratuito e fica aberto todos os dias das 9h às 22h. Mais informações pelo site www.revelandosaopaulo.com.br.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: