Projeto Luz Portátil Brasil é tema da exposição de fotógrafo português em São Paulo

Da Redação

MostraLuzPortatilEDP_JoaoPina

O Instituto EDP, realiza até 9 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake a exposição do fotógrafo português João Pina sobre o projeto Luz Portátil Brasil. O evento apresenta imagens inéditas da utilização da energia solar para a geração de eletricidade, proporcionando uma iluminação sustentável e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de famílias isoladas da rede elétrica, do Oeste do Pará.

Com o tema da exposição “Luz Portátil Brasil”, a convite do Instituto EDP, João Pina conheceu de perto, vivenciando a situação das comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (RESEX), localizadas em Santarém, Oeste do Pará, que utilizam o Portable Light (Luz Portátil) no seu cotidiano. O fotógrafo registrou em suas lentes as expressões e histórias de famílias que viviam excluídos do acesso à energia e que, com o benefício do projeto, desfrutam hoje de diversos benefícios, como por exemplo, ler um livro na noite, se deslocar com segurança no período noturno e até mesmo contribuir para o aumento da renda familiar com a utilização da luz portátil para as atividades de pesca e elaboração de artesanatos.

Os convidados para a exposição poderão conferir, em 40 fotos, cenários poucos explorados de onde o olhar do artista português esteve entre maio e junho deste ano.

João Pina é um importante fotógrafo europeu na atualidade, com várias reportagens feitas no Brasil, conta com trabalhos publicados em revistas e jornais nacionais, e internacionais, como o The New York Times, Newsweek, El País, Days Japan ou La Vanguardia.

O projeto Luz Portátil Brasil, resultado da parceria do Instituto EDP com o Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID), a empresa de arquitetura Kennedy & Violich e o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Autosustentabilididade (IDEAAS), na sua primeira etapa, que aconteceu entre agosto de 2012 e março deste ano, entregou 300 kits de iluminação abastecidos por energia solar, beneficiando mais de 1.600 pessoas que vivem em 13 comunidades na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (RESEX).

SERVIÇO
Data:  3 a 9  de agosto das 11h às 20h ( exceto as segundas-feiras)
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Avenida Faria Lima 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros
ENTRADA GRATUITA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: