Portugueses presentes na Bienal de Arte

Neste sábado, 07 de outubro, abre ao público a 27ª Bienal Internacional de Arte em São Paulo. Uma das mais expressivas do mundo, a Bienal de Arte de São Paulo traz obras atuais e políticas, com grande diversidade de exposições neste ano, com o tema "Viver junto". 

Dois grandes artistas portugueses participam da edição 2006: João Maria Gusmão e Pedro Paiva. 

A dupla, que trabalha junto desde 2001, trouxe para a exposição "Mar Atlântico – Portuguese Video Art", FVNM Screening Room 1307, Chicago (2005), "Del Zero al 2005. Perspectivas del arte en Portugal", Sala de exposiciones Marcelino, Santander, Espanha (2005), "Lisboa Photo 2005", Lisboa (2005).

 

O Pavilhão do Ibirapuera apresenta desde pintura, esculturas interativas, à poesia eletrônica, além de uma extensa programação de filmes; tudo para aproximar o público da arte contemporânea. 

A entrada é franca e a exposição permanece até dezembro, nos horários de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h. Saiba mais em http://bienalsaopaulo.globo.com. A dupla

Nascido em 79, em Lisboa, João Maria Gusmão, assim como Pedro Paiva, nascido em 77 em Lisboa, fez o curso de pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Após se conhecerem durante o curso, passaram a trabalhar junto em 2001.  

Cada vez mais consolidada com a produção de peças e curadoria de exposições, a parceria destes artistas traz desde a produção vídeos, filmes, fotos, projeções de slides, à publicações. 

Em 2006, eles realizaram a exposição "Eflúvio Magnético (Síntese)" no Teatro Municipal da Guarda, em Lisboa. É um projeto com origem em modelos teóricos pseudocientíficos, mitos, fenômenos paranormais, que engloba a publicação de uma revista, de um texto dos artistas na revista NADA, exposições, e o site www.efluviomagnetico.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: