Português protagoniza filme luso-brasileiro “Vazante” com estreia em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O ator português Adriano Carvalho protagoniza o filme “Vazante”, uma das duas coproduções luso-brasileiras com estreia simultânea em Portugal, nesta quinta-feira, para assinalar os 196 anos da independência do Brasil, segundo a produtora Pandora da Cunha Telles.

Rodado em 2015, no estado de Minais Gerais, “Vazante” é o primeiro filme a solo da cineasta brasileira Daniela Thomas, que, nesta noite participa numa sessão comentada do seu trabalho, nos cinemas UCI El Corte Inglés, em Lisboa.

Adriano Carvalho, de 48 anos, desempenha nesta obra o papel principal: o tropeiro António, dono de uma fazenda e líder de uma caravana de escravos e bestas, que assegura o transporte de mercadorias diversas entre o interior e o litoral do Brasil, no início do século XIX.

Na produção do filme, a preto e branco, destaca-se igualmente o trabalho técnico do sonoplasta português Vasco Pimentel.

Na estreia simultânea em Portugal, os filmes “Vazante” e “Joaquim” serão “exibidos em exclusivo” pela United Cinemas International (UCI), em Lisboa, nos cinemas do El Corte Inglés, e em Vila Nova de Gaia, no Arrábida Shopping.

“Esta é uma forma de celebrarmos a nossa relação histórica com o Brasil, feita de aproximações e afastamentos”, disse Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes, de Lisboa.

A produtora salientou que a longa-metragem de Daniela Thomas “fala muito de uma relação de poder e de tensão” no Brasil colonial, pouco antes da declaração da independência, em 07 de setembro de 1822, em torno de três personagens: António (Adriano Carvalho), a adolescente Beatriz (Luana Nastas), segunda mulher do fazendeiro, e o escravo Virgílio (Vinícius dos Anjos), também ele menino.

Com apenas 12 anos, Beatriz frustra os planos de António para ter filhos, após a morte da primeira mulher, tia da menina, durante o parto.

“Sozinha na imensa propriedade, Beatriz encontra nos escravos a sua companhia. Uma traição gera uma espiral de violência que é o anúncio dos ventos da mudança”, refere a Ukbar na sinopse.

Pandora da Cunha realçou que, na sequência da estreia mundial da obra, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2017, o filme suscitou “críticas absolutamente deslumbrantes” no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, entre outros países.

“Foi um trabalho absolutamente maravilhoso e de entrega, de que me orgulho muito”, declarou o ator Adriano Carvalho, frisando que “a luz é toda natural”, nesta obra de Daniela Thomas.

Ex-estudante da Universidade de Coimbra, o protagonista de “Vazante” recordou que andou “vários meses descalço” em Portugal, antes das filmagens, que decorreram entre junho e agosto de 2015, muitas delas numa casa de fazenda de 1753, na zona de Diamantina.

“Para estar preparado”, Adriano Carvalho, que tem várias cenas descalço e montado a cavalo, enquanto tropeiro António, de 45 anos, deixou crescer a barba e teve de habituar-se previamente à comida de Minas Gerais, do início do século XIX.

Na outra coprodução luso-brasileira com a participação da Ukbar Filmes, “Joaquim”, o cineasta Marcelo Gomes inspirou-se nos feitos de Joaquim José da Silva Xavier, imortalizado de Tiradentes, no século XVIII.

O papel de Tiradentes, herói nacional do Brasil, é interpretado pelo ator brasileiro Júlio Machado.

A estreia mundial do filme aconteceu igualmente na Alemanha, na 67.ª edição do Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2017.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: