Obra de Eça de Queirós ganha inédita versão musical em SP

Da Agencia Lusa

O romance "O Primo Basílio" de Eça de Queirós vai ter uma versão musical inédita, em São Paulo, com canções famosas de vários compositores brasileiros da Bossa Nova.

O espetáculo “O Primo Basílio – O Musical” estreia no próximo dia 5, no Teatro Brigadeiro (centro da capital paulista), com uma adaptação da obra pela escritora Francisca Braga, que a transporta para a realidade do Rio de Janeiro nos anos de 1959 a 1961.

“Foram escolhidas 17 canções da música popular brasileira da época que ajudam muito bem a contar a história do triângulo amoroso de Eça de Queirós”, disse à Agência Lusa o diretor do espetáculo.

Dan Rosseto afirmou que a história é adaptada para a época áurea da Bossa Nova, movimento da música popular brasileira surgido no fim nas décadas de 50 e 60, centrado em Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

“O sarau do romance, por exemplo, foi transformado numa reunião de artistas da Bossa Nova, como Nara Leão, com músicas que encaixam perfeitamente na trama amorosa”, disse.

Em cartaz em São Paulo até 6 de setembro, o espetáculo tem no elenco onze atores, seis músicos, cantores e bailarinos, com coreografias inspiradas na Bossa Nova.

Publicada em 1878, a obra de Eça de Queirós conta a história de amor e traição de Luísa, uma jovem romântica casada com o conceituado engenheiro Jorge.

A vida de Luísa muda quando reencontra uma antiga paixão – o primo Basílio, um jovem sedutor que regressa após anos no estrangeiro.

“Quero que o público veja o espetáculo e que se veja também, como queria Eça de Queirós, ao mostrar o dia a dia da sociedade burguesa”, disse.

“O espetáculo vai ser um convite para que o público possa divertir-se, viver as emoções da história e sentir vontade de reler o livro”, disse o diretor.

Deixe uma resposta