No Consulado do Rio, anunciada programação do Ano Brasil Portugal

A programação do Ano Brasil Portugal terá abertura com a cantora de fado Mariza e de Roberta Sá em Brasília, no dia 7 de setembro. Em Portugal, o evento estreia em Lisboa com Ney Matogrosso, Monobloco e Martinho da Vila entre os dias 21 e 23 de setembro.

 

O pronunciamento do cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello. Foto: Guilherme Gonçalves

Da Redação
Com agencias

Foi lançada oficialmente em 17 de julho, em cerimônia no Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro, a programação do Ano Brasil Portugal. A agenda de eventos começa no próximo dia 7 de setembro e termina em 10 de junho de 2013.

Com um orçamento de R$ 7 milhões em 2012, podendo chegar a R$ 14 milhões em 2013, o Brasil levará a Portugal grandes nomes das artes como os músicos Gilberto Gil, Elba Ramalho e Adriana Calcanhoto; Marília Pera e Bibi Ferreira do teatro, Deborah Colker da dança, e Ferreira Gullar da literatura.

Nos 10 meses de programação nos dois países estão previstos não só eventos culturais mas encontros e atividades nas áreas de economia e desenvolvimento empresarial, educação, tecnologia e inovação, turismo e esportes.

Em seu pronunciamento, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirmou que o Ano Brasil Portugal demonstra o “reconhecimento da importância estratégica do diálogo entre os dois países”.

Segundo a ministra, o fortalecimento dos laços entre Brasil e Portugal contribui também para o enriquecimento das trocas culturais, econômicas, étnicas e linguísticas, no âmbito mais amplo da comunidade de Nações de Língua Portuguesa.

Ana de Hollanda disse, ainda, que esta iniciativa dá prosseguimento a outros eventos, como o Ano Brasil França e a Europália, que divulgaram a cultura brasileira na Europa, contribuindo para o fortalecimento da imagem internacional do Brasil.

Autoridades e artistas

Além da ministra, participaram da cerimônia o subsecretário-geral para Cooperação, Cultura e Promoção Comercial do Itamaraty, embaixador Hadil da Rocha Vianna; o cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno de Mello Bello; e os dois comissários gerais do Ano Brasil Portugal: pelo lado brasileiro, o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, e representando Portugal, Miguel Horta e Costa.

Também estiveram presentes os secretários de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes; e do município do Rio, Emílio Khalil; o chefe da Representação Regional do MinC, Marcelo Velloso ; e vários artistas, entre os quais as atrizes Bibi Ferreira e Marília Pêra; a coreógrafa e bailarina Deborah Colker; e os compositores Wagner Tiso e Marcos Valle.

“A ideia é lançar um olhar abrangente e não centralizado sobre a cultura brasileira, não limitando a escolha apenas aos artistas dos grandes centros”, afirmou, acrescentando que mais de 200 atrações musicais deverão ser levadas a Portugal e informou que a fundação vai realizar chamada pública para a seleção de artistas e grupos em três grandes áreas: os projetos já em andamento mas que precisam de uma chancela para participar do Ano Brasil Portugal; os projetos musicais; e os projetos de circo,dança e teatro.

O representante brasileiro disse que está sendo criado em Lisboa o Espaço Brasil, num galpão da antiga LX Factory, para a apresentação de shows e outras atrações durante os dez meses do evento. Ele informou, ainda, que a programação oficial no Brasil começará no dia 7 de setembro, em Brasília, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e outras atrações.

Em Portugal, a agenda começará nos dias 21,22 e 23 de setembro com shows de Ney Matogrosso, Martinho da Vila e Zeca Balero, entre outros, e a realização de um Clube do Choro.

A programação inclui também uma exposição da obra de Hélio Oiticica, no Centro Cultural Belém; festival de gastronomia, fórum da Economia Criativa, Festa da Língua Portuguesa, uma mostra de design brasileiro e a apresentação da montagem cenográfica brasileira ganhadora da Triga de Ouro, na Quadrienal de Cenografia de Praga.

Nos meses seguintes estão programados um show de Naná Vasconcelos em Coimbra, exposição sobre os 90 anos da Semana de Arte Moderna e uma apresentação da poeta e atriz Elisa Lucinda sobre a obra de Fernando Pessoa.

Serão realizados também shows em tributo a Tim Maia, Wilson Simonal e Tom Jobim. Para novembro e dezembro estão previstos vários espetáculos teatrais , incluindo o musical Sassaricando,; a Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna; e a Missa dos Quilombos. A temporada será aberta por Bibi Ferreira e encerrada por Marília Pêra.

Em 2013, as atrações previstas incluem um evento em homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes, a apresentação da companhia de dança de Deborah Colker, uma exposição itinerante da obra de Lígia Clark e mostras do acervo do Museu da Casa do Pontal e de obras do artista José Bispo do Rosário, do Museu do Inconsciente.

Atrações de Portugal

Em Portugal, além de Lisboa, cinco cidades estão confirmadas no festival: Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro. As apresentações serão feitas em museus, teatros e praças. As apresentações nos espaços abertos serão gratuitas e nas demais devem ficar abaixo de 10 euros.

Em Lisboa, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo, será construído um centro cultural para abrigar obras brasileiras. Entre elas, a de Clarice Lispector, exposta no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Foto: Guilherme Gonçalves

Entre as principais atrações portuguesas que serão apresentadas em vários estados estão uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio, da artista plástica Maria Helena da Silva; concertos da Orquestra Gulbenkian, com novos talentos da música erudita portuguesa; shows de fado, estilo musical considerado patrimônio imaterial de Portugal pela Unesco; lançamentos de livros de dez novos autores portugueses; edição inédita das cartas de Ofélia a seu amado Fernando Pessoa ; dentre outras.

Além dos eventos culturais estão previstos encontros de negócios em várias capitais, para estimular o intercâmbio comercial e os investimentos bilaterais, assim como encontros entre jovens cientistas portugueses e brasileiros, para promover a cooperação nas áreas de tecnologia e inovação. No esporte está sendo acertado um jogo amistoso entre as seleções de futebol dos dois países em 2013.
Confira a programação completa no endereço: www.anobrasilportugal.com.br/brasil-portugal/programacao.asp.
LEIA MAIS >> Ano Portugal-Brasil, aliança entre “cultura e economia”, terá Mariza e Milton Nascimento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: