Movimento Poético Nacional declama a cultura portuguesa

Karla Cristine Justino Para o Mundo Lusíada

 

No dia 03 de agosto, o Movimento Poético Nacional promoveu pela primeira vez um evento sobre literatura e música portuguesa, chamado “Noite de Portugal” no Circulo Militar de São Paulo, para aproximadamente 200 pessoas.

Fotos:Fabio Bizutti/Mundo Lusíada

A diretora artística do MPN, Celeste Manzini, o cantor Arlindo Guariglia, e o diretor de Relações Públicas, Adriano Augusto da Costa Filho.

Com o objetivo de homenagear o povo português, as oito poesias sobre Portugal declamadas pelos poetas Carlos Moreira da Silva, Adriano A. da Costa Filho, Domingo Lage, Oscar Maroni e Walter Argento, emocionaram todo público presente. “Entusiasmante, mexe com o sangue, os portugueses são emocionantes”, diz Adriano Costa Filho (diretor de Relações Públicas do Movimento Poético e colunista do Mundo Lusíada).

Oscar Maroni derramou lágrimas e também fez o público chorar ao declamar sua poesia sobre o amor, e em meio aos seus versos disse: “Como sabe amar esta gente portuguesa”.

E a “Noite de Portugal” não parou por aí, também contou com os cantores líricos Rosa Amélia, Antonio Failde, Bernardo de Castro, Arlindo Guariglia, Ernesto Failde, Tomasino Castelli, Celeste Manzini, a pianista Yara Lopes e ao bandolim o professor Afonso Meirelles, cantando e tocando as belas músicas portuguesas.

Entre elas Canoa do Tejo, Margarida, Teus olhos castanhos, Noite de luar, Bairro alto, Foi Deus, Meu rouxinol, Lisboa menina e moça, Julia Florista, Lisboa antiga, Rosinha dos Limões, Coimbra, Estrela da tarde, Que Deus me perdoe, Ai! Mouraria, Canção do Mar e, para encerrar a memorável noite portuguesa, todos os membros do MPN subiram no palco e cantaram “Coimbra tem mais encanto” e “Casa Portuguesa”. O público se levantou e acompanhou, formando assim um só coral.

O evento foi coordenado e apresentado pela Celeste Manzini, diretora Artística do Movimento. “Este é o primeiro programa sobre a cultura portuguesa e o público já pediu mais” disse Celeste. O Secretário do Movimento, Carlos Moreira da Silva, que também fez a apresentação do evento, mostrou o seu novo livro de poesia “Eu+Tú=Nós”, segundo ele uma história de amor voltada mais para o público feminino, porém que mexe com todos os corações.

Oscar Maroni também se apresentou com a cantora lírica Celeste Manzini.

O Movimento Poético Nacional foi fundado em 20 de outubro de 1976, conjuntamente com a oficialização da data como dia nacional da poesia, tendo como seu patrono Menotti Del Picchia e seu presidente de honra e fundador Silva Barreto. O Movimento tem sede em São Paulo e possui cerca de 750 associados em todo o Brasil e em outros países como Canadá, Portugal, França e Argentina.

O Movimento faz apresentações a cada quinze dias em sua sede, já fez alusão à cultura de outras nacionalidades, como a italiana, e conforme o presidente da diretoria, Walter Argento, haverá mais eventos sobre a cultura portuguesa. No próximo dia 21 de setembro, acontecerá um evento poético sobre a estação do ano Primavera.

Deixe uma resposta