MAM prepara grande exposição de artista portuguesa em SP

Divulgação

O Museu de Arte Moderna de São Paulo vai expor 116 obras da artista luso-francesa Maria Helena Vieira da Silva. A inauguração da exposição, no próximo 26 de abril, será aberta pelo embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa. O evento contará ainda com a presença de representantes de órgãos luso-brasileiros.

Um dos destaques da exposição “Vieira da Silva no Brasil” é a transmissão em tempo real do restauro do painel de azulejos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizado pela artista. O MAM-SP exibirá o processo de restauração do painel em tempo real, nas mãos do especialista em azulejaria Antônio Luis Sarasá. Além de acompanhar o processo de restauro em um monitor de plasma localizado no espaço expositivo, o público poderá acessá-lo pela internet, no site www.mam.org.br.

Para marcar a abertura, uma orquestra de cordas formadas por membros da Orquestra Sinfônica Municipal, entre os quais o spalla Pablo De Leon, regida por Henrique Lian, executará peças de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Cláudio Santoro e Johann Sebastian Bach. Diversas coleções integram a exposição, tanto de instituições brasileiras e portuguesas como a Fundação Arpad Szenes e Vieira da Silva, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Coleção do Metrô de Portugal, além da Coleção Roberto Marinho, Coleção do Museu Murilo Mendes, de Juiz de Fora, MG, e a Coleção Gilberto Chateaubriand do Rio de Janeiro, entre outras.

Serão mais de 40 painéis com suas obras, além dos registros fotográficos. Três painéis centrais mostram obras emblemáticas da artista, entre elas o quadro “Londres” (1959), que ganhou o Grande Prêmio na 6ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo. Centenário A exposição antecipa o centenário da artista portuguesa, naturalizada francesa em 1956, Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992). Com a curadoria de Nelson Aguilar, retrata a produção artística, e ainda o espírito artístico da época em que ela viveu no Brasil (1940 a 1947), evidenciando sua estreita relação com artistas, músicos e também poetas brasileiros, centrado principalmente no RJ, no bairro de Santa Teresa.

Para traçar um amplo panorama da carreira de uma das mais importantes artistas plásticas do século 20, serão exibidas obras tanto de seu período no Brasil quanto anteriores e posteriores.

A exposição, com patrocínio do Banco Itaú e apoio cultural do Banco Português de Investimento (BPI), pode ser visitada de 27 de abril a 3 de junho.

 

EXPOSIÇÃO

>> "Vieira da Silva no Brasil"

>> De 27 de abril a 03 de junho de 2007

>> Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h

>> Local: Grande Sala

>> Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3

>> Ingresso: R$ 5,50 | Entrada franca aos domingos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: