Lançado concurso literário sobre “o que é ser português”

Arquivo: Um homem com uma bandeira de Portugal subiu a Avenida da Liberdade em Lisboa, altura em que anualmente se realiza um desfile comemorativo do 25 de abril de 1974 e que, devido à pandemia da covid-19, não aconteceu este ano. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Da Redação
Com Lusa

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal anunciou nesta terça-feira o lançamento de um concurso literário e audiovisual com o tema “O que é ser português”, que visa estimular a reflexão em torno da história, cultura e identidade portuguesas.

No âmbito dos 380 anos da Restauração da Independência, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) organizou este concurso, cuja primeira edição é lançada hoje, que vai premiar os “melhores trabalhos” que se apresentem até 30 de março de 2021, anunciaram os promotores.

As obras candidatas devem apresentar-se sob a forma de ensaio, com um máximo de 3.000 palavras, ou em formato audiovisual, numa gravação com duração de dois a cinco minutos.

Os vencedores recebem um prêmio monetário no valor de mil euros (para cada uma das duas categorias instituídas) e terão as suas obras publicadas e divulgadas pela Sociedade Histórica, o mesmo acontecendo com eventuais Menções Honrosas que venham a ser atribuídas, até ao limite máximo de duas por categoria.

A iniciativa “O Que é Ser Português?” visa “reforçar vínculos de pertença à identidade, língua e cultura portuguesas, bem como estimular a criatividade intelectual e artística dos portugueses e lusodescendentes, residentes em Portugal ou no estrangeiro”, acrescentam.

O concurso está aberto a candidatos portugueses e lusodescendentes residentes em Portugal ou no estrangeiro, com mais de 18 anos.

O júri do concurso será designado até 31 de janeiro de 2021 e os premiados serão anunciados na data de aniversário da SHIP, 24 de maio de 2021, sendo os prêmios entregues na mesma altura.

O regulamento é divulgado na página de Facebook e no ‘site’ da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: