Jóias de Portugal e gemas do Brasil em exposição no Rio

Da RedaçãoMundo Lusíada

“Jóias Reais – Joalheria Contemporânea Luso-Brasileira” é o tema da exposição do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, inaugurada no dia 13 de março, numa mostra que reúne a arte dos dois países, por ocasião do bicentenário da chegada de corte de D.João ao Brasil, em 8 de março de 1808.

O projeto foi desenvolvido pelo Museu Histórico Nacional, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro, com objetivo de revelar na produção contemporânea as raízes comuns do Brasil e Portugal.

Inspirados em acervos dos séculos XVIII e XIX de museus brasileiros e portugueses, 48 artistas (24 de cada país) e trabalhando em duplas de nacionalidades diferentes, criaram jóias que demonstram “a criatividade, a sofisticação e o alto nível da joalheria em ambos os países” divulga o Museu.

A par da exposição, duas palestras fizeram parte do evento, tendo por tema a arte da joalharia portuguesa e a história da utilização das gemas brasileiras na joalharia de Portugal. Os palestrantes presentes foram os professores Rui Galopim de Carvalho, de Portugal, falando sobre “A Arte da Joalharia em Portugal” e a pesquisadora Luísa Penalva, abordando os “200 Anos de História das Gemas Brasileiras na Joalharia”.

A curadoria é de Cristina Filipe e Lúcia Abdenur e Rui Galopim, e a exposição permanece de 13 de março à 18 de maio, no Museu Histórico Nacional.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: