Homenagem a Vitor Silva é sucesso na Casa de Portugal de São Paulo

Por Eulália Moreno Mundo Lusíada

Foto Perestrello/Divulgação

>> Os fadistas convidados junto no evento.

No passado dia 21 de novembro, no salão de festas da Casa de Portugal São Paulo, alguns renomados fadistas e guitarristas portugueses que atuam nas noites paulistanas reuniram-se para, com a sua arte, homenagear o cantor e compositor Vitor Silva que comemora os seus 50 anos de carreira.

A iniciativa foi do Centro Cultural do Algarve e Alentejo, entidade fundada em 1985 e que no próximo mês de janeiro realiza eleições para os seus órgãos executivos e deliberativos.

“Passamos por alguns problemas nos últimos anos mas a nossa vontade de preservar e difundir a cultura da região sul de Portugal nos faz seguir em frente e não desistiremos”, afirma o advogado Victorino Fontinha Rodrigues a quem coube a coordenação e parte da apresentação do evento.

Natural de Faro, Algarve, o homenageado Vitor Silva recebeu incontáveis prêmios não apenas em Portugal mas nos países nos quais tem se apresentado, com freqüência, para as comunidades portuguesas que aplaudem a sua voz romântica.

O seu invejável currículo artístico apresenta mais de trinta trabalhos discográficos, a maioria com músicas de sua autoria que ganharam Discos de Platina como os que foram atribuídos aos temas Lagartixa e Paz na Cama. Durante quinze anos consecutivos promoveu o Festival Internacional da Canção do Sul que consiste na apresentação de diversos espetáculos em várias cidades onde se apresentam centenas de canções inéditas de autores, compositores e intérpretes de todo o país.

Nesta digressão comemorativa das Bodas de Ouro da sua carreira bem sucedida, antes de chegar a São Paulo, apresentou-se em Portugal, na Austrália, Canadá, Estados Unidos e em diversos países da Europa, vivamente saudado pelo presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia como “um distinto músico do universo algarvio” a quem admira e prestigia.

A apresentação do evento contou com a presença dos radialistas Fernando Lopes (titular dos programas Almoço com a Família Luso Paulistana e Portugal das Caravelas) e de Varela Leal (programa Portugal Trilha Nova – Rádio Show). Igualmente convidado para co-participar na apresentação, Martins Araújo (programas Açores sem Fronteiras, Madeira em Destaque” e Heróis do Mar) não pode comparecer pois encontrava-se ausente de São Paulo participando de um Congresso sobre “Jornalismo Futebolístico”.

Acompanhados pelos músicos Mario Rui (guitarra portuguesa), Sérgio Borges (viola), Otávio Miranda (contrabaixo) e Agostinho Nascimento (acordeon), desfilaram pelo palco, Glória de Lourdes, Conceição de Freitas, Maria Alice Ferreira, Alexandrina Ribeiro, Dan Felix, Mimi Varela, Adélia Pedrosa, Maria de Lourdes, Teresinha Alves e Sebastião Manuel que conjuntamente com Glória de Lourdes apresenta o programa televisivo “Quem Somos Nós”, que no próximo dia 17 de janeiro comemora o seu primeiro aniversário.

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal encerrou o evento que ainda contou na sua programação com um show de tango de Kátia Rodrigues e Alexandre Bellarosa. O público presente participou com grande animação, acarinhando Vitor Silva com os seus aplausos e prestigiando as cantoras, cantores e músicos que nos trazem sempre o melhor da música de Portugal.

Deixe uma resposta