Festa da padroeira dos Navegantes deve reunir mais de 30 mil devotos em Santa Catarina

Da Redação

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, está entre os principais eventos religiosos do Estado. Reúne todos os anos milhares de pessoas em uma programação de fé e devoção. A tradição em Navegantes existe há 124 anos e é marcada por novenas, procissão terrestre, fluvial e os festejos no Santuário de Nossa Senhora, localizado no centro da cidade.

A programação começa na sexta-feira (24), com o primeiro dia de novena, a partir das 19h30 e segue até o dia 02 de fevereiro com a procissão fluvial e a missa solene com a presença do Bispo Dom Rafael.

Para a 124ª edição são esperadas mais de 30 mil pessoas, devotos catarinenses e de outras regiões do Brasil. Nos últimos anos, a participação de fiéis vindos de outras regiões do país vem aumentando. De acordo com os organizadores, o título de cidade com Maior Manto de Nossa Senhora do Mundo, concedido pelo Guinness World Records, é um dos atrativos que contribuiu para esta expansão da festa.

O manto deste ano terá 62 metros de comprimento, um metro a mais do que a peça usada no ano passado. O cortejo com a imagem de Nossa Senhora deve atrair cerca de 10 mil pessoas. A procissão sai do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, percorre as ruas do centro da cidade e retorna ao ponto de partida. Durante o trajeto, os devotos levam o manto gigante de Nossa Senhora. A procissão com o manto gigante é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis. O manto traz a mensagem que todos são amados por Maria e tocados por Jesus,já que ela é mãe do nosso senhor.

A procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu marca o encerramento da 124ª edição. No domingo (02), barcos de pescadores e romeiros acompanham a imagem de Nossa Senhora padroeira dos Navegantes. A programação da festa conta ainda com shows musicais, gastronomia e uma feira de artesanato. O Páraco e Reitor do Santuário, Padre Eduardo Bastos destaca a importância da participação da comunidade neste momento de devoção e fé e lembra que todos são Santuário.

Programação:

Dia 24/01 – Sexta-feira
Abertura às 19h30 – 1º dia da Novena. Tema: Ave, Estrela do Mar! Ave, Mãe. sem par!
Jantar: Paella de frutos do mar
Dia 25/01 – Sábado
19h30 – 2º dia da Novena. Tema: Mãe dos Navegantes, cubra-nos com teu manto de amor.
Após, procissão terrestre com o maior manto de Nossa Senhora do Mundo.
Dia 26/01 – Domingo
10h30 – Missa Solene
11h30 – Almoço Buffet
14h – Show de Prêmios
À tarde: pastel, bananinha.
19h30 – 3º dia da Novena. Tema: Maria, Santa e Fiel. Ensina-nos a viver como escolhidos!
Jantar: Espetinhos.
Dia 27/01 – Segunda- feira
19h30 – 4º dia da Novena. Tema: Virgem Mãe dos navegantes, o teu povo reunido, vem louvar-te neste instante e fazer os seus pedidos.
Dia 28/01 – Terça- feira
19h30 – 5° dia da novena. Tema: Em Cana por teu pedido, Jesus muda a água em vinho. Hoje o povo teu, sofrido, pede ajuda em seu caminho.
29/01 – Quarta- feira
19h30 – 6º dia da Novena. Tema: Como teu Jesus, outrora, vento e mar com voz calmou, aos que ao mar vagam agora, pede, oh Mãe, o seu favor.
30/01 – Quinta- feira
19h30 – 7º dia da Novena. Tema: Dá amparo aos navegantes, na procela e na bonança, reconduz o nauta errante ao bom porto da esperança!
Jantar: Noite Italiana
31/01 – Sexta-feira
19h30 – 8° dia da Novena. Tema: Do alto mar nas tempestades e nos turbilhões da vida, sê farol a rebrilhar, ó Mãe santa, Mãe querida!
22h – Show Candieiro
Jantar: Pirão com linguiça
01/02 – Sábado
19h30 – 9º dia da Novena. Tema: Quando a morte, enfim, chegar, tu serás a nossa luz, para o céu nos vais levar, junto a Ti, junto a Jesus.
22h – show Garotos de Ouro
02/01 – Domingo
10h30 – Missa Solene com a presença dos festeiros e Bênção com o Manto.
12h – Almoço Buffet
15h30 – Missa Solene
15h30 – Show com Elizandro Sfreddo
16h30 – Procissão fluvial com a presença do Bispo Dom Rafael
Show de Fogos com encerramento.
20h – Show com a dupla sertaneja Lobo e Randal
Todos os Dias:
Churrasco, Espetinho, Pastel e Bananinha a partir das 16h
Serviço de bar e cozinha, chopp artesanal. Opção de copo sustentável.
Nos jantares e almoços, música ao vivo.
Exposição e vendas de Orquídeas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend