Fernando Pessoa é tema de espetáculo

A vida e obra de Fernando Pessoa inspiraram Samir Yazbek a escrever e dirigir um espetáculo da “autopsicografia” do poeta português. O Fingidor é uma história fictícia sobre Pessoa e seus heterônimos, personagens reais e irreais de um conto bem humorado.

A estréia da peça, em 1999, deu ao autor Samir Yazbek no mesmo ano o Prêmio Shell de melhor autor. “Um pouco antes de decidir escrever uma peça sobre Fernando Pessoa, minha motivação foi discutir o papel do artista no mundo contemporâneo, expondo as contradições de um sistema que aposta mais na publicidade do que no real valor de um trabalho”.

Em 2002, Yazbek ainda participou e representou o Brasil no XXV Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Porto em Portugal. A peça foi ainda considerada a 16a melhor entre os cem primeiros espetáculos de teatro e dança dos últimos 8 anos, pela revista Bravo. “A reação do público ultrapassou qualquer previsão mais otimista. Foi maravilhoso perceber como receberam esse nosso Fernando Pessoa como metáfora do incompreendido e do injustiçado” falou Yazbek.

O espetáculo é protagonizado por Hélio Cícero. “Diante de Fernando Pessoa, que através de sua obra criou mais de cem heterônimos (personagens de si mesmo), tive de reavaliar tudo aquilo que estudei sobre interpretação, e levar em consideração uma certa incorporação e um infinito desdobramento de mim mesmo” comentou o ator.

A reestréia em 1 de abril do espetáculo O Fingidor tem patrocínio do Santander Banespa, e realização do TUCA e da Mecenato Moderno. A peça permanece em cartaz até 7 de maio no Teatro TUCA, no bairro de Perdizes, em São Paulo.  

O espetáculo

Lisboa, novembro de 1935, uma semana antes da morte de Fernando Pessoa. O poeta, em seus últimos dias, à procura de uma aventura, decide se disfarçar de um heterônimo (personalidade literária) vivo e se candidatar à vaga de datilógrafo oferecida por um crítico literário, profundo conhecedor de sua obra. A partir desta situação inicial imaginária, investindo no jogo cômico e servindo-se dos principais heterônimos de Fernando Pessoa e de outras personagens fictícias, a peça pretende ser uma reflexão sobre a condição do artista.

O Fingidor

De 01 de abril a 07 de maio

Sextas e sábados às 21h; Domingos às 19h

Teatro TUCA (R. Monte Alegre, 1024 Perdizes, São Paulo)

Drama | Duração: 100 minutos.

Classificação: 12 anos

Preços: Inteira R$ 30,00 – Meia R$ 15,00

Bilheteria: (11) 3670-8455 e (11) 3670-8456

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: