Exposição leva a Lisboa 55 artistas brasileiros

Da Redação Com Portugal Digital

A capital portuguesa recebe mais uma exposição que mostrará a criatividade da arte brasileira contemporânea. Inaugurada em 16 de setembro, na galeria Zoom – Carlos Carvalho Arte Contemporânea, em Lisboa, a exposição Ateliê Fidalga junta trabalhos inéditos e em pequeno formato de 55 artistas de São Paulo.

Estes artistas participantes reúnem-se semanalmente no Grupo de Estudos do Ateliê Fidalga, localizado na cidade de São Paulo, sob a coordenação de Albano Afonso e Sandra Cinto. O objetivo dos encontros é a troca de experiências entre os artistas e a discussão de questões da arte contemporânea, uma reflexão dinâmica que acontece num ambiente não acadêmico, com artistas de diferentes formações.

Os artistas são jovens ou em meio de trajetória. Vários já trabalham com galerias brasileiras e têm participado de exposições e projetos no exterior.

Bettina Vaz Guimarães, por exemplo, está atualmente participando na Bienal de Cerveira. Os jovens Reginaldo Pereira, Felipe Cama e Fernando Velázquez estão na exposição “Nuevas Miradas-14 artistas brasileños contemporâneos”, em cartaz na Galeria Fernando Pradilla, em Madrid. Há também a jovem Carla Chaim, vencedora do Prêmio Energias da Arte, do Instituto EDP (Brasil-Portugal) atualmente em cartaz no Instituto Tomie Ohtake.

Na abertura da exposição esteve disponível para consulta o livro Ateliê Fidalga-55 artistas – São Paulo-Brasil, editado pela Dardo, com textos dos curadores Paulo Reis e Kátia Canton e dos artistas Roberto Fabra, Reginaldo Pereira, Fernando Velazquez e Daniel Caballero, e que será oficialmente lançado no dia 18 de Setembro na inauguração da livraria do espaço Carpediem, onde estes artistas apresentarão também o seu projeto PhotoFidalga.

A nova exposição em Lisboa estará patente até 31 de outubro, e a entrada é gratuita.

Deixe uma resposta