Estação da Luz em SP recebe lançamento do livro Redes Culturais na CPLP

Da Redação

Neste sábado, dia 28 a partir das 15h, no saguão da Estação da Luz em São Paulo, será lançada a primeira publicação do projeto Circulador. Trata-se do livro Redes Culturais na CPLP, que reúne o perfil de oito artistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Baseados atualmente na capital paulista, eles trabalham com Música, Teatro, Dança, Poesia e Artes Visuais. A distribuição do livro será gratuita, com o objetivo de expandir e ativar seu conteúdo.

Na ocasião, também será aberta a exposição de fotografias em tamanho expandido, realizadas pelo fotógrafo Alberto Rocha ao longo do processo de pesquisa.

A mostra fotográfica ficará em cartaz no saguão da Estação da Luz até o dia 28 de outubro, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com a CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Por meio de conversas sobre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e o Brasil, a publicação expõe as práticas profissionais desses artistas e suas trajetórias na maior cidade de língua portuguesa do mundo e as possibilidades e potencialidades de uma maior integração cultural e econômica desta comunidade internacional.

Realizado com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com o apoio institucional da CPLP, o livro traz um diagnóstico propositivo sobre as políticas culturais deste universo, através da reflexão e experiência real de artistas de diferentes setores das artes e seus percursos profissionais.

A obra será distribuída para diversas instituições educacionais, culturais e governamentais nos países da comunidade.

Circulador

O Circulador é uma plataforma itinerante de pesquisa criada em 2017 com o objetivo de conectar a comunidade criativa dos países de língua oficial portuguesa e sua produção mais contemporânea. Ao promover diálogos e abrir novas possibilidades para a cooperação cultural, a plataforma busca criar um canal de apoio, visibilidade, discussão e distribuição da produção artística emergente desta comunidade, além de favorecer o intercâmbio cultural entre sua juventude.

Defendendo uma maior integração deste espaço complexo e atuando em diferentes frentes, o projeto procura estimular capacidades econômicas e culturais que desafiem a exclusividade do eixo Norte-Sul, articulando os principais centros urbanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.

Serviço
Projeto Circulador – Lançamento do livro Redes Culturais na CPLP
Dia 28/9, sábado, a partir das 15h
Até 28/10, Exposição do fotógrafo Alberto Rocha
Saguão da Estação da Luz
Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend