Espetáculo reconta a história do Brasil por vozes de mulheres no Museu do Ipiranga

Da Redação

Entre os dias 09 e 31 de março, todos os sábados e domingos às 15h, o Museu do Ipiranga recebe o espetáculo Matriarcado de Pindorama, que reconta a história do Brasil por meio das vozes de importantes mulheres que a história oficial silenciou.

Utilizando recursos de teatro, dança, música, artes visuais e literatura a dramaturgia faz um passeio pela história partindo do período colonial das personagens Bárbara de Alencar, Maria Felipa de Oliveira e Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, passando pelo modernismo de Anita Malfatti e chegando aos dias atuais, de Mariele Franco e Niéde Guidon.

A história começa durante um ritual de pajelança, quando uma mulher busca a cura para suas dores. Como a origem do mal está no passado a personagem é levada por meio de cantos mágicos e ritos para uma viagem num tempo distante onde encontra personagens históricas que tiveram importante papel nas lutas pela independência do país, ou no enfrentamento do preconceito e conquista do espaço das mulheres no mundo das artes, até os períodos mais recentes com mulheres que dedicaram a vida às causas ambientais e sociais.

A obra é fruto de um projeto de pesquisa e criação fomentado pela 31ª edição do programa municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. O trabalho foi construído por work-in-progress que envolveu investigações práticas, seminários, encontros de dramaturgia feminina e 12 aberturas de processos em diferentes estágios do trabalho.

A Cia Estelar de Teatro é um núcleo artístico criado em 2006 e dedicado à busca e articulação de uma voz feminina no território da integração das artes e de um diálogo contemporâneo e antropofágico com diferentes mitos.

Com Texto de Viviane Dias, direção de Viviane Dias e Ismar Rachmann, traz no elenco Anderson Negreiro, Carla Raíza, Gabriel Moreira, Lucía Soledad Spívak, Inês Soares Martins, Regina Santos, Rico Marcondes, Viviane Dias.

O programa é apresentado pelo Sesc Ipiranga, no interior do Museu do Ipiranga, como parte do projeto “Ocupação Museu do Ipiranga” e acontecem aos sábados e domingos, às 15h – com entrada gratuita. Informações no tel. (11) 3340-2000.

Serviço

“Matriarcado de Pindorama”

Temporada: de 09 a 31 de março de 2019 | Sábados e Domingos 15h

Duração: 90 min.

Gratuito: retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Sesc Ipiranga.

Classificação indicativa: 16 anos

Museu do Ipiranga: Parque Independência – avenida Nazaré s/nº São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend