Educadora portuguesa ministra palestra em congresso de São Paulo

Da Redação

Sob o tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, seu 8º Congresso Internacional de Educação. O evento, que ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto, no Bom Retiro em São Paulo, objetiva propiciar, por meio de palestras, mesa-redonda e oficinas pedagógicas, momentos de formação continuada a profissionais da área educacional, bem como a reflexão e o debate acerca de temáticas atuais, aliando à excelência pedagógica os valores da Espiritualidade Ecumênica, na busca do desenvolvimento integral dos educandos.

Com trinta anos de experiência no conhecido Projeto da Escola da Ponte — localizada na Vila das Aves, a cerca de 30 quilômetros da cidade do Porto, em Portugal —, a educadora Maria de Fátima Pacheco foi convidada para participar do Congresso Internacional. O evento, que como tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”, traz a palestra de Maria de Fátima Pacheco falando sobre a experiência do projeto português, no qual atuou diretamente.

Maria de Fátima Pacheco é licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e apresenta de forma detalhada a “Escola da Ponte — Aprender a viver a democracia: uma vivência que dá certo!”, um projeto que foi desenvolvido em conjunto por professores, alunos e familiares, com a proposta de formar cidadãos responsáveis, solidários e comprometidos democraticamente na construção de um destino melhor para a sociedade. “Nós entendemos que o importante a fazer era, além de criar pessoas que sabem muito de Matemática e Português, formar pessoas atuantes na vida, no dia a dia, politicamente, publicamente, em todas as decisões. Para isso, só podemos fazer com que as crianças sejam participativas e ativas na medida em que elas fizerem parte da gestão da própria escola e tomarem a escola como algo seu”, explica a professora.

Participam do encontro ainda Arnaldo Niskier, jornalista, professor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL); Celso Antunes, psicopedagogo e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP); Sílvio Manoug Kaloustian, gestor de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Claudia Costin, secretária de Educação do Rio de Janeiro/RJ; Ervino Deon, secretário da Educação do Rio Grande do Sul; Sérgio Behnken, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Maria Helena Masquetti, psicóloga do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana; Jairo de Paula, escritor e mestre em Educação; e Suelí Periotto, supervisora da pedagogia da Legião da Boa Vontade. Na cerimônia de abertura, Milú Villela, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Instituto Faça Parte e do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), é homenageada pela LBV, pelo constante incentivo à educação e à cultura no Brasil.

A programação abrange ainda a mesa-redonda “In(Disciplina) — Ferramentas da educação na superação de desafios” e oficinas pedagógicas, que, considerando a formação integral dos estudantes, abordam a prática em sala de aula, dentre elas: “Método MAPREI: gerador de ambiente pleno para o ensino–aprendizagem na educação infantil”; “Construindo e potencializando o conhecimento lúdico”; “Aquisição linguística como apoio disciplinar”; “Língua inglesa: sem espaço para a monotonia”; “O cotidiano e a expressão na arte”; “Dinâmicas e jogos na construção da disciplina”; “Religare: consciência ambiental”; “Atualidades na formação do cidadão ecumênico”; “O clima emocional é essencial para que aconteça a aprendizagem”; “Musicoterapia e autodisciplina”; “A utilização dos sites de relacionamento na produção textual”; e “Disciplina, integração e inclusão”.

Para saber mais sobre o evento, acesse www.boavontade.com/congressodeeducacao ou, entre em contato pelo tel. (11) 3361-6078 ou 3225-4590.

Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto

Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas socioeducacionais da Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças de até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado com e para indivíduos a partir dos 11 anos.

Segundo a organização, as unidades escolares da LBV, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm divulgado às organizações que as procuram as boas ações empreendidas, as quais refletem positivamente em todos os espaços compartilhados pelos educandos.

Deixe uma resposta