Da Redação
Sob o tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, nos dias 29 e 30 de junho e 1
Com trinta anos de experiência no conhecido Projeto da Escola da Ponte — localizada na Vila das Aves, a cerca de 30 quilômetros da cidade do Porto, em Portugal —, a educadora Maria de Fátima Pacheco foi convidada para participar do Congresso Internacional. O evento, que como tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”, traz a palestra de Maria de Fátima Pacheco falando sobre a experiência do projeto português, no qual atuou diretamente. Maria de Fátima Pacheco é licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e apresenta de forma detalhada a “Escola da Ponte — Aprender a viver a democracia: uma vivência que dá certo!”, um projeto que foi desenvolvido em conjunto por professores, alunos e familiares, com a proposta de formar cidadãos responsáveis, solidários e comprometidos democraticamente na construção de um destino melhor para a sociedade. “Nós entendemos que o importante a fazer era, além de criar pessoas que sabem muito de Matemática e Português, formar pessoas atuantes na vida, no dia a dia, politicamente, publicamente, em todas as decisões. Para isso, só podemos fazer com que as crianças sejam participativas e ativas na medida em que elas fizerem parte da gestão da própria escola e tomarem a escola como algo seu”, explica a professora. Participam do encontro ainda Arnaldo Niskier, jornalista, professor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL); Celso Antunes, psicopedagogo e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP); Sílvio Manoug Kaloustian, gestor de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Claudia Costin, secretária de Educação do Rio de Janeiro/RJ; Ervino Deon, secretário da Educação do Rio Grande do Sul; Sérgio Behnken, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Maria Helena Masquetti, psicóloga do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana; Jairo de Paula, escritor e mestre em Educação; e Suelí Periotto, supervisora da pedagogia da Legião da Boa Vontade. Na cerimônia de abertura, Milú Villela, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Instituto Faça Parte e do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), é homenageada pela LBV, pelo constante incentivo à educação e à cultura no Brasil. A programação abrange ainda a mesa-redonda “In(Disciplina) — Ferramentas da educação na superação de desafios” e oficinas pedagógicas, que, considerando a formação integral dos estudantes, abordam a prática em sala de aula, dentre elas: “Método MAPREI: gerador de ambiente pleno para o ensino–aprendizagem na educação infantil”; “Construindo e potencializando o conhecimento lúdico”; “Aquisição linguística como apoio disciplinar”; “Língua inglesa: sem espaço para a monotonia”; “O cotidiano e a expressão na arte”; “Dinâmicas e jogos na construção da disciplina”; “Religare: consciência ambiental”; “Atualidades na formação do cidadão ecumênico”; “O clima emocional é essencial para que aconteça a aprendizagem”; “Musicoterapia e autodisciplina”; “A utilização dos sites de relacionamento na produção textual”; e “Disciplina, integração e inclusão”. Para saber mais sobre o evento, acesse www.boavontade.com/congressodeeducacao ou, entre em contato pelo tel. (11) 3361-6078 ou 3225-4590. Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas socioeducacionais da Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças de até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado com e para indivíduos a partir dos 11 anos. Segundo a organização, as unidades escolares da LBV, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm divulgado às organizações que as procuram as boas ações empreendidas, as quais refletem positivamente em todos os espaços compartilhados pelos educandos. %d blogueiros gostam disto: |