Educação à distância discutido entre países de Língua Portuguesa

Da Redação

A Universidade Aberta (UAb), sob patrocínio do presidente português, e com o apoio do Secretário Executivo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, organiza, nos dias 30 e 31 de outubro o 1º Simpósio de Educação a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa. O evento acontece no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal.

De acordo com a CPLP, a iniciativa tem o objetivo de "proporcionar uma reflexão alargada que congrace instituições de ensino, agentes políticos, empresários, docentes e estudantes em torno da educação a distância" nos seus países membros. Além de visar a criação de oportunidades “para o aprofundamento da cooperação entre aqueles países, com destaque para o domínio da educação”, sublinha o Reitor da UAb, Dr. Carlos Reis.

“A UAb realiza este Simpósio consciente das suas responsabilidades no domínio do ensino a distância”, acrescenta, informando que a Universidade Aberta, único estabelecimento universitário público português especificamente consagrado ao ensino a distância, “é uma das instituições que neste campo mais experiência acumulou, ao longo das duas décadas em que tem exercido a sua atividade”.

O reitor lembra também que cerca de 20% dos alunos da UAb são cidadãos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). “Nos últimos tempos, a UAb estabeleceu contatos e firmou protocolos com instituições universitárias africanas e brasileiras, direta ou indiretamente empenhadas na educação a distância”, enfatiza.

O evento apresentará três conferências plenárias, e cinco painéis moderados, cujos temas irão permitir debates alargados entre os vários participantes sobre questões relacionadas com a educação a distância como fator de desenvolvimento, a formação de recursos humanos em metodologias de ensino a distância, a produção de conteúdos em língua portuguesa, a implementação de uma plataforma comum de ensino a distância e o modelo pedagógico virtual desenvolvido pela UAb.

As inscrições para o Simpósio vão até 15 de outubro, e o custo é de 60€ e de 30€ para estudantes (de graduação ou pós-graduação). A inscrição deve ser feita no site UAb (www.univ-ab.pt).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend