Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa

O Brasil é, sem dúvida, um país de muita diversidade. Extremamente rica, a cultura brasileira é fruto da miscigenação de inúmeros grupos étnicos, com influências que vêm da origem indígena, passam pelo português colonizador, a chegada do negro africano, bem como dos diversos imigrantes.

Porém é inegável que Portugal foi o país europeu que mais exerceu influência nas tradições, costumes e simbolismos do Brasil. A mais óbvia herança lusitana para a cultura brasileira é, claro, a língua portuguesa.

Não obstante, a terra de Camões teve inúmeras outras contribuições para a nossa identidade nacional – que de tão embrenhadas à história e à cultura brasileira às vezes fica difícil de separar uma da outra, já que poucas se preservaram em sua estrutura inicial.

Mas o que é realmente ‘nosso’ e o que foi trazido pelos nossos colonizadores? Confira a nossa lista e teste os seus conhecimentos sobre a herança lusitana para a cultura brasileira:

Festa Junina. Foto Artie
Festa Junina. Foto Artie

Festas populares

O calendário de festas populares brasileiras deve muito ao legado português. As duas festas mais difundidas no Brasil, o Carnaval e as festas juninas, só chegaram ao nosso país por conta dos portugueses.

Chamada inicialmente de ‘joanina’ por homenagear São João, as festas dos santos populares, como são conhecidas em Portugal, acabaram virando festa junina, incorporada aos costumes locais, aqui no Brasil. Outros exemplos de festas populares que tem o pé em Portugal são a Festa do Divino, a Farra do Boi e a Folia de Reis.

Folclore

Além das festas populares, o folclore brasileiro também sofreu grande influência do folclore lusitano, incorporando uma série de criaturas e seres mágicos que faziam parte do imaginário do povo português, tais como o bicho-papão, a cuca e o lobisomem.

Foto Bruna Buzzo
Foto Bruna Buzzo

Dança

Diversas danças brasileiras também vieram de Portugal. Destaque para o maracatu, o fandango e a caninha-verde. Ritmo musical tradicional do Nordeste, especialmente nas cidades de Olinda e Recife no estado de Pernambuco, acredita-se que o maracatu tenha chegado ao Brasil pela mão dos portugueses por volta de 1700.

Já o fandango, dança em pares que tem raiz no Barroco, adentrou no país cerca de meia década depois e permanece popular até hoje no Sul. Outra modalidade de dança de pares, a caninha-verde é ainda mais antiga, tendo sido introduzida durante o Ciclo da Cana-de-Açúcar em regiões canavieiras por todo o país. Atualmente é considerada típica do Ceará.

Jogos e brincadeiras

Uma das mais populares danças de roda infantil, a ciranda originou-se nos salões de Portugal, onde ainda era um bailado de adultos. E apesar de ter tido origem no Oriente, a pipa ou o papagaio também foram trazidos pelos portugueses ao Brasil no século XVI.

Nas viagens destinadas às terras brasileiras, os lusitanos também carregaram com eles os jogos mais populares do mundo à época: botão, amarelinha, bolinha de gude, jogo dos saquinhos, pião e outros. Jogar bingo de 90 bolas todo dia 1º de cada ano é outra tradição que, inclusive, acompanha muitas famílias de descendentes de portugueses até hoje.

OrquestraViolaCaipiraMúsica

Além do sistema harmônico tonal, os portugueses ainda trouxeram da Europa instrumentos musicais como o piano, o violino, a flauta, o contrabaixo, a clarineta, o violoncelo, a sanfona, o violão e o cavaquinho. Até mesmo o berimbau, indispensável nas rodas de capoeira brasileiras, viajou nas caravelas portuguesas até ao Brasil.

E a despeito do nome, mesmo a viola brasileira – símbolo das rodas de música do interior – não é uma criação nossa. Também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola caipira, dependendo da região do país, é mais um instrumento emprestado dos portugueses e é derivada das violas portuguesas – que por sua vez remontam aos alaúdes de origem arábico-persa.

Cantigas de roda

Outra grande herança portuguesa para a cultura brasileira são as cantigas de roda, que eram bastante comuns em Portugal na época do descobrimento. Músicas clássicas como Escravos de Jó, Sapo Cururu e Roda Pião, além das populares Atirei o Pau no Gato e Ciranda-Cirandinha, são todas de origem lusitana.

GastroFeijoada_Copa2014Culinária

Muitos dos pratos hoje considerados típicos da gastronomia brasileira são nada menos que resultado de adaptações da culinária portuguesa às condições do Brasil Colônia. Alguns exemplos são a feijoada, o quindim, o caldo verde, a cachaça e, claro, a bacalhoada.

Do mesmo modo, várias frutas, legumes e verduras naturais de Portugal foram trazidas para serem plantadas em terras brasileiras e com isso passaram a ser introduzidas nas comidas daqui, como jaca, fruta-do-conde, coco, manga, couve, pepino, alface, cebola e alho, entre várias outras, além dos condimentos e ervas.

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend