Comemorações do 25 de Abril na residência oficial do Primeiro-Ministro e no Parlamento

Da Redação

O presidente da Assembleia da República realçou hoje a abertura ao público do parlamento de Portugal na tarde de terça-feira, no âmbito das comemorações da revolução de 25 de Abril de 1974, com um programa que inclui música e atividades pedagógicas.

Estas referências do ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva sobre a tarde do feriado nacional de 25 de Abril no parlamento [, em Lisboa, constam de um vídeo publicado na sua conta na rede social Twitter.

“Na terça-feira celebramos na Assembleia da República o 25 de Abril, como fazemos em cada dia 25 de Abril. Essa celebração, como habitualmente, contém na parte da tarde um período em que as portas da Assembleia da República se abrem a todos aqueles que quiserem visitar o parlamento”, afirmou.

Augusto Santos Silva assinalou depois que será possível conhecer o parlamento “por dentro, de perto”, designadamente “a sala das sessões plenárias, o Senado, os corredores, tudo o que no parlamento pode ser objeto de visita”.

“O parlamento é a casa dos portugueses”, salientou na sua mensagem, antes de se referir ao programa de comemorações previsto para a tarde de terça-feira na Assembleia da República.

“Teremos atividades, com destaque para as pedagógicas, incluindo semear cravos, ou as musicais, incluindo música jazz ou clássica. As portas abrirão às 15:30 e fecharão às 18:30”, especificou.

O presidente da Assembleia da República deixou um apelo aos cidadãos em geral.

“As portas abrem-se para todos, para as famílias, para pessoas de todas as idades, para aqueles que, visitando o parlamento, visitam a sua casa. Venha ver-nos”, acrescentou.

Palacete de S.Bento

Também no próximo 25 de Abril, a residência oficial do Primeiro-Ministro volta a abrir as portas para celebrar a “grande festa da democracia portuguesa”, informa o governo.

A um ano de completar o seu 50.º aniversário, a Revolução dos Cravos será celebrada na residência oficial do Primeiro-Ministro com um programa cultural para públicos de todas as idades, com uma dezena de espetáculos e de atividades a decorrer nos vários espaços do jardim de São Bento, da música à dança, passando pelo teatro de marionetas e oficinas de produção artesanal.

Ana Moura e a cantora e rapper Nenny são os destaques das participações musicais.

O Coro dos Anjos, grupo lisboeta que mantém vivo o canto polifónico de matriz tradicional portuguesa contribuindo para a sua renovação com um repertório contemporâneo, irá dar voz a canções que relembram a importância da Liberdade.

Os jovens tocadores de percussão Porbatuka, projeto de Almada, darão as boas-vindas aos visitantes.

O programa inclui ainda a atuação do Ensemble de Metais da Metropolitana, agrupamento formado por alunos da Academia Nacional Superior da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e uma aula aberta de breaking, que será uma modalidade olímpica a partir dos Jogos Olímpicos do próximo ano, em Paris.

Entre outros, será também apresentado o espetáculo de dança da dupla Jonas & Lander, «Bate Fado», o qual recupera uma vertente histórica do fado, que, à semelhança do samba ou do flamenco, também foi dançado.

Nesta celebração do 25 de Abril será ainda inaugurada uma escultura de Rui Chafes, especialmente concebida para o jardim da residência oficial.

O palacete de São Bento, edifício principal da residência oficial do Primeiro-Ministro, estará aberto para visitas, convidando o público a descobrir as mostras Arte em São Bento e Design em São Bento.

Arte em São Bento apresenta uma seleção de obras de artistas portugueses contemporâneos pertencentes à Coleção Peter Meeker. Design em São Bento é uma mostra representativa do design nacional que integra o mobiliário e os objetos decorativos nos espaços da residência oficial com funções protocolares.

O governo pretende sublinhar “a importância das artes e ofícios tradicionais enquanto patrimônio cultural vivo”, com oficinas de prática artesanal, numa colaboração com o Programa Nacional Saber Fazer. Conduzidas por artesãos e abertas à participação do público, serão quatro oficinas dedicadas a técnicas distintas: processamento da lã, tecelagem, palma e tabua.

No dia 25 de Abril, a residência oficial do Primeiro-Ministro estará aberta à população entre as 14h30 e as 18h30. O acesso é gratuito e deverá realizar-se pela Rua da Imprensa à Estrela, n.º 4, em Lisboa.

Programa

Dia 25 de abril, terça-feira

14h30 – Abertura de portas
14h30 – Animação de rua: Porbatuka – Local: Rua da Imprensa à Estrela
15h00 – Atuação do Ensemble de Metais da Metropolitana – Local: Pátio de entrada
15h00 – Oficinas de prática artesanal (Programa Nacional Saber Fazer) – Local: Painel Lourdes Castro
15h00 – Intervenção coletiva 25 de Abril com alunos e professores da Escola Artística António Arroio – Local: Alameda
15h30 – Dança: Bate Fado, de Jonas & Lander – Local: Deck
16h00 – Atuação do Coro dos Anjos – Local: Terraço frontal para o jardim
16h15 – Espetáculo infantil: Teatro Tuk Tuk, pela Companhia de Marionetas LaFontana – Local: Escultura José Pedro Croft
16h45 – Aula aberta de breaking (Projeto Desporto no Bairro) – Local: Deck
17h00 – Concerto de Nenny – Local: Pérgula
17h30 – Inauguração de escultura de Rui Chafes – Local: Rotunda lateral
17h45 – Concerto de Ana Moura – Local: Terraço frontal para o jardim
18h30 – Encerramento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: