Brasília sedia Semana Brasil Portugal

Evento trará artistas portugueses para a capital brasileira e promete melhorar o intercâmbio cultural entre os dois países.

Por Mariana Santos Portugal Digital

A capital do Brasil se tornará um caldeirão cultural entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, quando artistas brasileiros e portugueses se apresentam na cidade. A Semana Brasil Portugal trará uma série de eventos para o Brasília Alvorada Hotel – como música ao vivo, performances cênicas, exposição, lançamento de livros, debates literários e gastronomia – e tem como objetivo aproximar as culturas dos dois países.

Segundo os organizadores, a semana foi motivada pelo início da vigência do acordo ortográfico e pela comemoração, no ano passado, dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Para Marcos Joaquim Gonçalves Alves, um dos idealizadores do projeto, o público brasileiro conhece muito pouco sobre o que está sendo produzido nos outros países de língua portuguesa. “Este é o primeiro passo para rediscutir toda esta questão do intercâmbio cultural entre estes países”, afirma Marcos, nascido em Portugal e criado no Brasil.

O evento trará a exposição “Lugares de Fernando Pessoa”, do escritor português, pela primeira vez ao Brasil. Ainda dentro da programação literária estão confirmadas as presenças da escritora brasileira Elisa Lucinda e da lusitana Inês Pedrosa.

Um dos nomes femininos mais conhecidos do mundo das letras em Portugal, Inês deve comandar saraus poéticos e participará da exposição de Fernando Pessoa. O senador José Sarney também deve confirmar presença, como representante da Academia Brasileira de Letras.

Entre as atrações musicais estão os portugueses do grupo Madredeus & A Banda Cósmica, que lançará novo CD, e o pianista Adriano Jordão. Importantes nomes da música tupiniquim também devem participar do festival, como a cantora Adriana Calcanhotto.

Um dos pontos altos da semana será o debate com o cineasta Fernando Meirelles, diretor do filme “Ensaio sobre a Cegueira”, baseado na obra do escritor português José Saramago, vencedor do prêmio Nobel de Literatura. Lançado no ano passado, o filme inspirou críticas, elogios e grandes polêmicas pelos festivais por que passou.

Artistas locais farão apresentações ao longo dia no foyer da casa de espetáculos. A estimativa é de que o projeto receba cerca de mil pessoas por noite. Além do cuidado com a estrutura montada no hotel que vai abrigar o evento, todas as atividades serão transmitidas em telões e computadores em 1,5 mil municípios brasileiros.

Portugal é o primeiro país convidado para fazer parceria com o Brasil na programação do Projeto Palco Brasília, que visa movimentar o turismo na cidade. As próximas semanas serão feitas em parceria com França, Colômbia, Itália, Japão.

Deixe uma resposta