Brasileiros representam a maior comunidade internacional da Universidade do Algarve

Da Redação

Uma das faculdades portuguesas que mais recebem alunos brasileiros, a Universidade do Algarve (UAlg) busca estreitar ainda mais os laços com estudantes do Brasil com a participação na ExpoPós, uma das maiores feiras de ensino superior da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro no dia 21 de novembro e em São Paulo nos dias 24 e 25 de novembro.

A UAlg contará com um stand em que os estudantes interessados em ingressar no ensino superior português poderão tirar dúvidas e conhecer os cursos oferecidos. O stand também contará com alunos e ex-alunos brasileiros da Universidade, que compartilharão suas experiências com todos os presentes.

O público também poderá descobrir mais sobre a universidade e a região com o seminário “Algarve, Portugal – Estudar onde é bom viver”, que acontece no dia 21, às 15h40 (Rio de Janeiro) e no dia 25, às 18h (São Paulo).

A universidade do Sul de Portugal tem sido presença constate em eventos do setor de educação no Brasil, tendo participado também do Salão do Estudante e da própria ExpoPós no primeiro semestre.

“Os estudantes brasileiros representam nossa maior comunidade internacional. O interesse tem crescido a cada ano, e nosso objetivo é estar cada vez mais próximo desse público”, aponta André Botelheiro, coordenador de comunicação da instituição, que estará presente na feira.

A forte presença no Brasil tem se justificado em números nos últimos anos, com um aumento exponencial de alunos. Nos últimos quatro anos, o crescimento foi de 190%, fazendo com que a UAlg, percentualmente, esteja entre as principais escolhas dos estudantes brasileiros. Atualmente cerca de 900 brasileiros estudam na UAlg, sendo que destes mais de 500 frequentam um curso de graduação, após ingressarem com nota do Enem, os restantes realizam intercâmbio ou cursos de pós-graduação (mestrados ou doutoramentos).

Recentemente, a UAlg realizou também um curso de verão gratuito voltado para alunos do ensino médio do Brasil que desejam estudar em Portugal – o Summer Campus. 40 estudantes brasileiros frequentaram mais de duas dezenas de cursos, em diversas áreas de estudo, conhecendo melhor não apenas a Universidade, mas todos os atrativos do Algarve. “Estamos em uma região privilegiada, com um clima mais agradável ao brasileiro, as melhores praias do país e a tranquilidade e segurança que todos buscam quando pensam em estudar fora”, completa André Botelheiro.

Candidaturas via ENEM

Os brasileiros que desejam ingressar na Universidade do Algarve por meio do Exame Nacional do Ensino Médio devem ficar atentos aos prazos de processo seletivo. A primeira fase de apresentação de candidaturas acontece entre 3 de dezembro e 31 de janeiro.

A UAlg exige um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas. A taxa de candidatura é de 50 euros (cerca de R$ 212,00) e são mais de 40 cursos disponíveis.

Os diplomas conferidos pela UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo realizar uma pós-graduação em qualquer universidade da Europa. A anuidade para o ano letivo de 2019/20 varia entre 3.000 e 4.000 euros, podendo ser paga até ao máximo de 8 mensalidades. Existem 65 bolsas de anuidade reduzida para os candidatos seriados com as melhores classificações.

Com cerca de 8 mil estudantes, a Universidade do Algarve recebe cerca de 1500 alunos estrangeiros que vêm de mais de 70 países, o que acaba resultando em uma oportunidade multicultural.

A Universidade do Algarve aparece este ano no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2018, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as seis universidades portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg obtém a classificação máxima no indicador que avalia a projeção internacional.

O Algarve é considerado por muitos a “Califórnia da Europa”, principalmente pelas suas belas praias e o clima ameno durante o ano todo. Nas últimas décadas, muitos estrangeiros, na maioria ingleses, franceses e alemães, escolheram morar no Algarve, o que torna a região cada vez mais internacional e cosmopolita.

Serviço – ExpoPós

Rio de Janeiro

Data: 21/11
Local: Hotel Rio Othon Palace
Horário: 15h às 20h
Endereço: Av. Atlântica, 3264 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ

São Paulo

Data: 24/11 e 25/11
Local: Tivoli Mofarrej
Horário: 14h às 19h
Endereço: Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César – São Paulo/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend