As “lives” vão diminuindo as distâncias entre artistas e público durante epidemia

Mundo Lusíada

Nesta época complicada de epidemia e proibições, sem aglomerações, sem público ou eventos, que são comuns nas entidades luso brasileiras, a cultura portuguesa esteve completamente paralisada por cerca de um mês sem folclore, sem fados ou qualquer tipo de música popular, até que grupos, duplas, folcloristas e fadistas começarem a aparecer nas famosas “lives”, as transmissões ao vivo, que foi a maneira de reunir de 100 até 500, 600 pessoas “online” para desenferrujar gargantas e instrumentos (sem aglomerações).

Atualmente vários “eventos virtuais” musicais estão acontecendo, nos quais a cultura portuguesa se mantém muito viva com os shows de fados, com cantoras e cantores acompanhados pelos músicos parceiros, além de tocatas folclóricas que atuam sem limite de tempo – até o último cliente, ou pedido.

Depois de termos acompanhado lives com boas audiências, como da Ciça Marinho e do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, outras apresentações vão sendo divulgadas e ganhando assíduos espectadores e até ganhando cunho beneficente, como apresentações em prol do Lar da Provedoria Portuguesa.

Caso por exemplo o evento de 30 de abril em um restaurante de São Paulo, onde os fadistas Elyana Martins e Tiago Felipe cantam na “live com jantar” ao vivo num canal do Youtube (o Sports Show) a partir de 20 horas. A apresentação também tem cunho beneficente, com doações para o Lar da Provedoria. Já o restaurante garante suas entregas pelo popular “delivery”.

O cantor português Mário Moita, que apresenta o “fado romântico” também vem fazendo várias lives no Brasil e em Portugal, como aconteceu no último dia 11 de abril no Sarau Cultural Espelho D’Água no programa cultural chamado: “Conexão Brasil-Portugal Mário Moita”. O cantor que é também editor de livros, vem escrevendo há muitos anos sobre a história do fado em suas obras literárias. Além disso ele prepara para o próximo mês de junho, o lançamento oficial do seu novo DVD gravado no Brasil e que será lançado na live do dia 08 de junho pela Arte Institute de NY (assunto que você poderá acompanhar pelas redes sociais do cantor – www.facebook.com/mariomoita.oficial – mas vai aparecer mais à frente aqui no Mundo Lusíada).

Mais lives ao vivo terão lugar nos dias 1, 2 e 3 de maio. As redes sociais Facebook e Instagram serão palco da 2ª edição do Festival “Todos Em Casa”. Diversos artistas de diversas nacionalidades e, em diversos locais do mundo aceitaram o desafio de entreter e trazer esperança a todos que se encontram confinados no seu lar devido à pandemia de Covid – 19.

O programa de rádio DivulgARTE (Victor Correia), os mentores Paulo António e Virgilio Correia, e diversas rádios regionais portuguesas e internacionais associam-se a este evento cultural promovendo as atuações ao vivo de artistas de vários países como Angola, Brasil, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Cuba, Luxemburgo, França e Cabo Verde.

Esta é uma grande oportunidade de assistir alguns dos seus artistas favoritos no conforto do seu lar e juntos fazer frente a este momento mais difícil através da arte. Juntos aproximamos culturas e Nações a uma só voz…

A cantora e compositora luso brasileira Fátima Fonseca, a qual teve seu último single “Samba Português” indicado ao prêmio internacional da música portuguesa, IPMA Awards, nos EUA este ano, apresenta-se dia 02 de maio as 18 horas (horário de Brasília), 22 horas (horário de Portugal). Para assistir basta acessar a página Fátima Fonseca do Facebook ou fatimafonseca.cantora no Instagram. Visite sua pagina www.fatimafonseca.com.br e inscreva-se no canal do youtube para assistir seus videoclipes, shows e entrevistas.

Na Baixada Santista quem também esteve promovendo lives foi a Banda Filhos da Tradição, como aconteceu no sábado, 18 de abril ao vivo pelo Instagram e Facebook da banda. Em média tiveram 100 pessoas assistindo em cada plataforma. A data no entanto, marcou a última apresentação da banda que anunciou o fim do grupo dez dias após a live. A Banda Filhos da Tradição somava pouco mais de 10 anos de fundação e encerrou a live com a Luciane Ferrão (voz), acompanhada pelos músicos: Toninho, Evaldo, Macarrão, e Matheus.

Mais destaque cultural envolvendo Comunidade Portuguesa – Pedro Homem de Mello lança novo álbum
O Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello também se movimentou neste período com o anúncio feito na terça feira, dia 28 de abril, pelo presidente Justiniano Lameiras Macedo, que divulgou a novidade pelas redes sociais – lançamento do novo álbum do PHM (volume 5 com 13 faixas) – sendo um disco virtual disponível em todas as plataformas digitais, para quem quiser ouvir e de forma gratuita.
O novo trabalho conta com uma participação especial da Dra. Rita Homem de Mello, neta do poeta Pedro Homem de Mello (patrono do rancho). Ela declama um poema do avô logo na primeira faixa.
Outro destaque do álbum é uma obra de arte exclusiva feita para a capa do disco, pela outra neta do poeta: Mariana Homem de Mello. E entre as atrações tem também participação do Augusto Canário numa desgarrada como só ele sabe.
Você confere a novidade do Pedrão no link do Spotify (tem que abrir uma conta gratuita). >> https://bit.ly/2KFvglx

O Mundo Lusíada vem acompanhando esses programas culturais que estão surgindo como “soluções” na época de confinamento. Isso vem servindo como promoção da cultura e aproximação entre o público português, o luso brasileiro e seus artistas, que são as atrações nos eventos durante todo o ano nas casas regionais. Participe, faça parte e prestigie a cultura lusa presente no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: