Alunos estrangeiros no ensino superior cresce 48% nos últimos anos em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O número de estudantes estrangeiros no ensino superior aumentou cerca de 48% nos últimos quatro anos, anunciou o Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Atualmente existem cerca de 50 mil alunos estrangeiros no ensino superior, que representam agora 13% do total de estudantes, pode ler-se no comunicado.

Por outro lado, assinala-se que “os últimos dados registrados sobre a procura de estudantes internacionais mostram um aumento de 36% das candidaturas de alunos estrangeiros validadas pelas instituições de ensino superior”, sendo que se registravam 7.507 candidatos a 18 julho de 2019, um crescimento apurado em comparação com igual período de 2018.

“Com base nas evoluções dos últimos anos, é expectável que a procura de estudantes internacionais continue a aumentar até ao final outubro, quando terminam as colocações desses estudantes”, sustenta-se na mesma nota.

“É ainda de notar que o contingente de emigrantes aumentou, desde já, em 66%, tendo atingido 538 candidatos para iniciarem estudos no Ensino Superior em Portugal no ano letivo de 2019-2020 (enquanto eram 324 em 2018)”, destacou ainda o Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os números oficiais assinalam também um crescimento no número de estudantes inscritos pela primeira vez em instituições de ensino superior públicas e privadas nos últimos quatro anos: de 87 mil, no ano letivo 2014/2015, para os 103 mil em 2018/2019.

Relativamente aos estudantes estrangeiros em Portugal, o Ministro referiu que têm aumentado significativamente, mais de 50% nos últimos três anos. Só este ano houve um aumento de cerca de 40%, na sua grande maioria oriundos de países lusófonos, sobretudo do Brasil (um terço), Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior serão divulgados a 09 de setembro.

O CNA ao ensino superior inclui ainda mais duas fases: a segunda entre 09 e 20 de setembro, a terceira de 03 a 07 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend