Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil comemora 34 º aniversário da independência do país

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com outras instituições.

Por Hélia VenturaPortugal Digital

No dia 12 de julho, São Tomé e Príncipe completa 34 anos de independência. A data será comemorada no Brasil com um evento em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, promovido por iniciativa dos são-tomenses que integram o Núcleo de Estudantes de São Tomé e Príncipe.

O objetivo é divulgar a cultura e as potencialidades turística e econômica das ilhas no Brasil, conta o coordenador do evento, Abdelasy de Sousa, ao África 21 Digital / Portugal Digital. A Semana Cultural será realizada no Campus Pampulha da UFMG, de 7 a 12 de julho, com uma vasta programação.

Iniciativa dos estudantesAbdelasy de Sousa, que é estudante de Comunicação Social na UFMG (Jornalismo), explica que a promoção tem ainda como finalidade discutir a posição geoestratégica das ilhas, sua diversidade de flora e fauna e exuberante paisagem, visando criar condições para colocar o país na rota dos grandes destinos turísticos. A iniciativa tem o apoio dos Núcleos de Estudantes São-tomenses em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Semana Cultural é uma das ações integradas da iniciativa dos estudantes são-tomenses no Brasil, visando criar novas oportunidades de conhecimento e interação entre as comunidades africana e brasileira. Outras vertentes desta iniciativa são as ações para o desenvolvimento do país, em conjunto com o desenvolvimento brasileiro.

“Convivendo já há algum tempo com o povo brasileiro, percebemos o quanto a cultura e a gente da África são motivos de estudos, investimentos e curiosidades. Nesta ordem, a organização acredita que, devido à cultura marcante e à biodiversidade, São Tomé e Príncipe seria uma das grandes rotas de investimentos em turismo, estudos científicos e culturais”, afirma Abdelasy de Sousa.

A semana cultural, através das atividades programadas de apresentação temática e debate, propõe refletir sobre estratégias, práticas e procedimentos para promover o conhecimento sobre São Tomé e Príncipe, sua cultura e sua gente.

Dela farão parte pesquisadores, acadêmicos, educadores, representantes da administração e da sociedade civil brasileira, e a comunidade africana residente no Brasil. O evento estará aberto para todas as pessoas que queiram participar da discussão proposta pelos organizadores.

Uma comemoração em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG), Programa Ações Afirmativas na UFMG e Diretório Central dos Estudantes da UMG (DCE-UFMG). Em conjunto, eles organizaram a Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil.

Núcleo dos EstudantesO Núcleo dos Estudantes de S.Tomé e Príncipe em Minas Gerais é uma entidade que reúne um grupo de estudantes das ilhas residentes no Estado de Minas. A instituição foi criada com o principal objetivo de divulgar o país em Minas Gerais e no resto do Brasil.

Os estudantes que integram o Núcelo se distribuem por unidades universitárias federais de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Viçosa e Ouro Preto, nas quais o acesso a eles se dá por meio de convênio entre seu país e o Brasil. Até dezembro de 2008 havia 250 estudantes de São Tomé e Príncipe matriculados em instituições de ensino superior federais no Brasil. Há ainda outros estudantes do país no Brasil, alunos de universidades particulares, que estudam por conta própria.

As ilhas de São Tomé e Príncipe ficam situadas a cerca de 300 km da costa Ocidental de África, sob a linha Equador. São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 170 mil habitantes.

Sendo um estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

A Semana Cultural São Tomé e Príncipe no Brasil será desenvolvida dentro da seguinte programação:

Cerimônia de AberturaData e Hora: Terça-Feira – 07/julho/2009 – 17h30minLocal: Auditório da Reitoria UFMG – Campus PampulhaCoordenadora: Profª. Drª. Antônia Vitória Aranha – Diretora da FAE-UFMGProf. Dr. Ronaldo Tadêu Pena – Reitor da UFMGRepresentantes: Representante do Governo de São Tomé e PríncipeRepresentante da Prefeitura de Belo HorizonteAbdelasy de Sousa – Representante do Núcleo dos Estudantes STP em MGMesa Redonda: São Tomé e Príncipe – cultura, educação e potencialidades turísticasData e Hora: Terça-Feira – 07/julho/2009 – 18h20minLocal: Auditório da Reitoria UFMG – Campus PampulhaCoordenadora: Profª. Drª. Antônia Vitória Aranha – Diretora da FAE-UFMGProf. Dr. Gabriel Araújo / USP – As línguas de STPPalestrantes: Profª. Drª. Aracy Martins / FAE-UFMG – Reflexões sobre a educação em STPAbdelasy de Sousa / Graduando em Comunicação Social-UFMG – Cultura e turismo em STP

Exposição: São Tomé e Príncipe de portas abertas para o mundoData e Hora: Quarta-Feira – 08/julho/2009 – 10h00minLocal: Arena da Praça de Serviços – Campus PampulhaCoordenação: Núcleo dos Estudantes São-tomenses em Minas GeraisMesa Redonda: São Tomé e Príncipe e seus novos quadros superioresData e Hora: Quinta-Feira – 09/julho/2009 – 19h00minLocal: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus PampulhaCoordenadora: Profª. Drª Francisca Maciel – Diretora do CEALE-FAE-UFMGJacy Braga / Geógrafo – Quadro superior no desenvolvimento de STPPalestrantes: Gika Simão / Pós-graduando em Diplomacia-Inst. Rio Branco – Políticas de Quadros São-tomensesAlcino Afonso / Graduando em Economia-UFV – Reformas institucionais e o desafio de novos quadros superiores em STP Mesa Redonda: São Tomé e Príncipe perante as expectativas do petróleoData e Hora: Sexta-Feira – 10/Julho/2009 – 19h00minLocal: Auditório Neidson Rodrigues / FAE-UFMG – Campus PampulhaCoordenadora: Profª Drª Nilma Lino Gomes – Programa Ações Afirmativas-FAE-UFMGCarlos Miguel Conceição / Engenheiro de Minas – Pós-graduação UFFPalestrantes: Agnel Bengala da Cruz / Graduando em Geologia-UFMGGilberto do Rosário / Graduando em Engenharia Ambiental-UFOPCerimônia de EncerramentoData e Hora: Domingo – 12/julho/2009 – 20h00minLocal: Clube Sírio de Belo Horizonte. Av. Abraão Caran, 350 – Bairro São José – Belo Horizonte-MG

 

1 Comment

  1. Comunidade de São Tomé e Príncipe comemora 36 anos de Independência em Minas Gerais.

    No último dia 12 de Julho, a República Democrática de São Tomé e Príncipe (Golfo da Guiné – África Ocidental) comemorou seu 36º aniversário de Independência. O núcleo de estudantes de São Tomé e Príncipe em Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Educação (FAE-UFMG), organizam a II Semana Cultural de São Tomé e Príncipe no Brasil, com o objetivo de celebrar e divulgar a cultura e as potencialidades turísticas e econômicas das Ilhas no Brasil.

    A Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) tem se beneficiado com a fundamental contribuição dos estudantes africanos na universidade, seja em projetos de cooperação internacional realizado por docentes do CEALE (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FAE/UFMG), acompanhamento e formação continuada de gestores e docentes de ensino recorrente de jovens e adultos (ambos em São Tomé e Príncipe), em eventos ligados ao programa de ações afirmativas na UFMG, e discursos e representações sobre a África e os negros em manuais escolares de língua portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend