São Paulo sedia congresso internacional de Lusofonia

O encontro acontece em maio e terá participação de acadêmicos portugueses.

Da Redação

Estão abertas as inscrições para o 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do Instituto de Pesquisas Lingüísticas da PUC/SP (IP-PUC/SP) que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de maio de 2008, em São Paulo.

Este ano, o tema escolhido “Língua Portuguesa, cultura e identidade nacional” será debatido por acadêmicos de vários países lusófonos. Entre as presenças internacionais destacam-se os professores João Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências de Lisboa, e Moisés de Lemos Martins, da Universidade do Minho (Braga), responsáveis pelo simpósio de abertura.

No dia 2, começam as mesas redondas com as presenças, entre outros, das professoras Olívia Figueiredo, da Universidade do Porto, debatendo sobre “Língua, gramática e ensino” e Maria Tereza Horta, também de Portugal, com o tema “Língua, literatura e cultura”.

Cerca de 600 pessoas já se inscreveram para o encontro, conforme informações de Regina Cellan, da comissão organizadora, ao Portugal Digital.

O evento surgiu em 1974 para propiciar aos professores de Língua Portuguesa um contato com os trabalhos de pesquisa vinculados aos programas de mestrado e doutorado na área. Hoje, é realizado de dois em dois anos para promover a participação na comunidade acadêmica, não só dos professores do Ensino Fundamental e Médio, mas também de todos os profissionais interessados na área de linguagem.

O evento pretende ainda divulgar pesquisas na área de Língua Portuguesa, fomentar as reflexões sobre as atuais tendências dos estudos e contribuir para o aperfeiçoamento dos professores de Língua Portuguesa. Informações e inscrições no site www.ippucsp.org. Com Portugal Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend