Portugal lançará estratégia para promover idioma e cultura

Agencia Lusa

O primeiro-ministro português, José Sócrates, vai apresentar até ao final de maio uma nova estratégia para a promoção da língua e cultura portuguesa, segundo o ministro luso das Relações Exteriores, Luís Amado.

Amado, que falava durante um encontro com jornalistas, indicou que esse anúncio vai "antecipar a Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prevista para julho em Lisboa", cujo tema "é precisamente a língua portuguesa".

A estratégia já tem financiamento orçamental assegurado e "já está a ser trabalhada" pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Cultura e da Educação, disse o ministro.

Em linhas gerais ela vai contemplar, principalmente, "vários aspectos da política do governo a desenvolver nos próximos anos", como "a ratificação do Acordo Ortográfico, um reforço do ensino da língua portuguesa a estrangeiros e às comunidades portuguesas e uma expansão desse ensino através, por exemplo, dos programas de ajuda ao desenvolvimento".

Há um mês, durante uma viagem ao Golfo Pérsico, Luís Amado anunciou o lançamento para breve de um programa de levantamento, conservação e reabilitação do patrimônio da presença portuguesa no mundo para assegurar a valorização da história e cultural de Portugal.

Como explicou, o programa vai ser articulado entre os Ministérios das Relações Exteriores, da Cultura, da Educação e da Economia e pretende envolver instituições públicas e privadas, concretamente o Estado, fundações, municípios e empresas que se internacionalizaram com mais dinamismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend