Plano de incentivo à literatura prevê fundos para editoras da CPLP

Da Redação
Com Lusa

O Governo brasileiro anunciou, em 04 de julho, a segunda parte do plano de incentivo à publicação de autores brasileiros no exterior, que inclui uma área de financiamento aberta a editoras da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo a Agência Brasil.

O anúncio foi feito por representantes do Ministério da Cultura, durante a abertura da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no estado do Rio de Janeiro.

A previsão é de que o edital (anúncio) seja lançado até o final de agosto, e que contemple 12 bolsas de um valor até seis mil dólares (cerca de 4,8 mil euros).

Embora não seja necessária tradução dentro dos países da CPLP, o programa pretende contemplar os profissionais que adaptarem as obras para o português de Portugal e para o de outros países de língua portuguesa, como os da África lusófona.

As ações integram a segunda parte do Programa de Internacionalização do Livro e da Literatura Brasileira, anunciado em outubro do ano passado.

A expetativa é de que seja investido um total de 76 milhões de reais (cerca de 30 milhões de euros), até 2020.

As novas ações incluem ainda bolsas para tradutores de diversos idiomas, incluindo os segmentos de livros técnicos, científicos e profissionais.

O país já está negociando acordos para intercâmbio de tradutores-residentes, com os governos de França e da Alemanha.

A Flip decorre entre os dias 04 e 08 de julho, na cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

A feira, que celebra este ano sua 10.ª edição, homenageia a obra do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), quando passam 25 anos sobre a morte do autor de “Amar se aprende amando”.
Portugueses na FLIP 2012

Nesta 10ª edição da FLIP conta com a participação de alguns autores portugueses. São eles Dulce Maria Cardoso, com lançamento da sua mais recente obra, O Retorno, estará presente na mesa de debate “Em Família”, dia 7 de julho.

E José Luis Peixoto, premiado em 2001 com o Prêmio José Saramago com o romance Nenhum Olhar. Ele participa dia 6 de julho, na Casa da Cultura, com a leitura integral de sua obra Morreste-me, e dia 7, no Camoka Café conversa sobre seu romance Livro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: