Ministro de Cabo Verde visita o Brasil

Da Redação Mundo Lusíada

Omar Camilo – 23.jan.08/Lusa Portugal

>> Victor Borges, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de Cabo Verde, Victor Borges, estará em visita oficial no Brasil entre os dias 9 e 14 de junho.

Em sua passagem por Brasília, dia 12, o Ministro Borges será recebido pelo ministro brasileiro Celso Amorim, que oferecerá almoço em sua homenagem. Borges deve participar ainda de audiências com o ministro da Saúde, o ministro da Ciência e Tecnologia e o ministro da Educação.

O chanceler Victor Borges cumprirá também agenda em Fortaleza, onde profere conferência na Universidade Federal do Ceará, e em São Paulo, onde mantém encontros de trabalho no Museu Afro-Brasil e na FIESP.

Na grande São Paulo, em Santo André, Victor Borges visitará ainda a comunidade caboverdiana, quando da sua passagem pela Associação Caboverdiana do Brasil, considerada um dos exemplos de comunidade para diáspora.

No Brasil, a visita servirá para reforçar o diálogo político entre os dois países. O presidente Lula visitou Cabo Verde em 2004, e o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, esteve quatro vezes no Brasil desde 2003. Já o ministro Celso Amorim visitou o país africano em 2005, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

O Brasil presta a Cabo Verde amplo programa de cooperação técnica, principalmente nos campos da formação profissional, da educação superior e da saúde. Cabo Verde é o segundo país que mais recebe cooperação técnica do Brasil em todo o mundo, e o maior no continente africano. O comércio bilateral aumentou de US$ 9 milhões, em 2003, para US$ 36 milhões, em 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend