Milhares de pessoas na abertura dos Jogos da Lusofonia em Goa

JogosLusofoniaGoa2013

Da Redação
Com Lusa

Começou em Goa, na Índia, os Jogos da Lusofonia 2014. A Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) decidiu adiar para 18 a 29 de janeiro de 2014 a terceira edição dos Jogos da Lusofonia previstos para novembro.

A mascote dos Jogos da Lusofonia, que se realizam no Estado indiano de Goa, é “Jojo, o galo”, uma figura popular na província indiana pelo seu passado lusófono.

A 3.ª edição dos Jogos da Lusofonia conta com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países, incluindo Portugal e Brasil, competindo em nove modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol de praia, voleibol, futebol, tênis de mesa, judo, taekwondo e wushu).

Milhares de pessoas assistiram no sábado a cerimónia de abertura da terceira edição, um espetáculo de três horas, num ambiente de grande festa e um ‘cheirinho’ da Índia para quem chegou de fora. O Estádio Pandit Jawaharlal Nehru, em Fatorda, onde se ouviu, entre outros, o tema musical “Samba de janeiro”, foi o palco escolhido para a abertura (e encerramento) dos Jogos.

“A mensagem que se leva é que, de fato, vale a pena apostar no desporto porque há empatia entre os dirigentes, entre as pessoas, e isto ajuda a desbloquear muitas coisas”, afirmou o Secretário português de Estado do Desporto e da Juventude em Goa, onde assistiu a abertura dos Jogos da Lusofonia. Emídio Guerreiro acrescentou que o Governo tem uma estratégia clara de aposta na lusofonia e “tem apostado em usar também o desporto como um abridor de portas”.

Guerreiro aproveitou a deslocação à Índia para visitar o Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Oriente, para contatos institucionais com entidades ligadas à língua e cultura portuguesa.

Crítica à organização
O chefe da missão portuguesa nos Jogos da Lusofonia, a decorrerem até dia 29, criticou a organização, defendendo que há aspetos que “urge questionar”.

“A organização tinha, de fato, possibilidades porque gastou mundos. Fez uma cerimônia de apresentação lindíssima, como se viu, [mas] depois tem algumas coisas que urge questionar”, afirmou Artur Lopes, em declarações aos jornalistas.

O responsável referiu que, tratando-se dos Jogos da Lusofonia, não se entende que a primeira língua não seja o português, com uma tradução em inglês: “Aqui é o inglês e, às vezes, existe uma tradução portuguesa. Eu bati o pé, acho mal, não estou nada satisfeito e, portanto, isso é bastante negativo”, realçou o responsável.

Vitórias
Portugal venceu dois dos três encontros de voleibol de praia disputados no arranque da modalidade nos Jogos da Lusofonia.

A dupla masculina Pedro Rosas/José Pedrosa estreou com um triunfo, ao bater o par angolano número um Edson Herlander e Dario Santos, por 2-0 (21-13, 25-23), tal como Juliana Antunes e Ana Freches, que derrotaram a dupla número um do Sri Lanka (21-14, 21-14).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: