José Mário Vaz é o novo presidente da Guiné-Bissau

Da Redação
Com Lusa

JoseMario_PresidenteGuineBissau
Foto Agencia Lusa

José Mário Vaz venceu as eleições presidenciais na Guiné-Bissau, de acordo com os resultados provisórios anunciados por Augusto Mendes, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Milhares de pessoas foram às ruas comemorar o resultado.

José Mário Vaz, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), obteve 61,9% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais, realizada no domingo, enquanto o candidato Nuno Nabian recolheu 38,1%.

A União Europeia (UE) felicitou José Mário Vaz, entre vários outros chefes de estado e presidentes de nações lusófonas.

“Na sequência do anúncio pela comissão eleitoral dos resultados das eleições presidenciais, queremos estender as nossas felicitações a José Mário Vaz, que segundo os resultados preliminares obteve uma clara vitória”, segundo um comunicado do porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, saudou também vencedor das eleições presidenciais na Guiné-Bissau e prometeu respeitar o veredicto saído das urnas.

António Indjai informa que não existe no país “nenhuma situação alarmante” e que as forças armadas “estão submissas ao poder político”.

Em abril de 2012, no dia em que ia arrancar a campanha para a segunda volta das eleições presidenciais, António Indjai protagonizou um golpe militar destituindo os órgãos eleitos e prendeu o candidato que tinha sido o vencedor da primeira volta, Carlos Gomes Júnior.

LEIA MAIS >> Ramos Horta diz que eleições na Guiné-Bissau foram tranquilas

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: