Independência de Cabo Verde comemorada em Santo André

Da Redação

A comunidade caboverdiana de Santo André, no ABC Paulista, divulga uma programação para comemorar mais um aniversário da inpedendência de Cabo Verde.

Promovido pela Associação Caboverdiana do Brasil e União dos Estudantes Caboverdianos de São Paulo, os eventos se estendem do dia 01 de julho até o sábado, dia 05.

Entre os eventos, consta palestra sobre a comunidade local, e sobre um dos ícones do arquipélago, Eugénio Tavares, pelo professor Genivaldo Rodrigues Sobrinho, mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP, e bolsista CAPES, com a pesquisa de doutoramento As Representações de Cabo Verde na Produção Escrita de Eugénio Tavares.

A maioria dos eventos na semana acontecem na sede da Associação Caboverdiana do Brasil, localizada a Av. Nova Iorque, 234 Vila Metalurgica – Santo André – SP. Outras informações e reservas pelo fone (11) 4451-2717 / 9396-2818 com Lutcha, ou email [email protected]. Confira a programação:


• 1/ 07 / 2008 – Terça-Feira – 14h30 Palestra: EUGÉNIO TAVARES: APRESENTANDO UM DOS PRECURSORES DA CABOVERDIANIDADE – por Professor Genivaldo Rodrigues Sobrinho Considerado um dos ícones da vida cultural, política e social do Arquipélago caboverdiano, Eugénio Tavares destacou-se principalmente entre o final do século XIX e as primeiras décadas de 1900. Neste período, atuou em todas as áreas da cultura de seu país, tornando-se o seu maior baluarte até os dias atuais. A sua obra é vasta e vai da poesia à música, da retórica à ficção, enveredando-se também pelo ensaio. Em sua poética, Eugénio Tavares busca da tradição crioula a morna, representante máxima da alma caboverdiana, aproximando o discurso literário da canção e da fala do povo. Nos textos em prosa bem como nos jornalísticos, o autor enfoca questões de natureza política e social. Com sua produção, altamente inovadora, Eugénio Tavares opera a confluência entre a arte culta e a arte popular. Neste encontro, o autor resgata as formas tradicionais e preserva o patrimônio imaterial crioulo. Esta palestra tem por objetivo principal fazer uma apresentação da vida e obra de Eugénio Tavares, escritor emblemático de uma época e tido como um dos precursores da caboverdianidade. 16h00 – Apresentação do Documentário Sobre Cabo Verde. 17h00 – Mesa Redonda 1 : Identidade Cultural Caboverdiana. Oficialização do Crioulo.

02/07/2008 – Quarta-Feira 14h00 – Palestra: "Comunidade Caboverdiana no Brasil" Expositor: José Augusto do Rosário – Presidente da Associação Caboverdiana do Brasil; Apresentação: Os caboverdianos chegaram ao Brasil, concretamente no Estado de São Paulo, na década de 1920 a fim de trabalharem nos portos e indústrias que faziam o país atingir altos níveis de crescimento econômico. Dessa época pra cá, observou-se uma significativa diminuição dos que procuram o Brasil como meio para atingir uma emancipação econômica. Em contrapartida tem-se observado um aumento significativo de jovens que procuram este país para adquirirem uma formação universitária. Este painel visa fazer um retrospecto da comunidade caboverdiana no Brasil, analisando a nova classe emigrante, os estudantes. 16h00 – Apresentação do Documentário Sobre Cabo Verde. 17h00 – Mesa Redonda 2: Formação para inclusão e o desenvolvimento de Cabo Verde.

03/07/2008 – Quinta-Feira 14 Horas. Abertura ao Publico da exposição Intitulada: “Cabo Verde na década de 1970” 18 Horas: Encerramento das atividades do dia.

04/07/2008 -Sexta-Feira 15 Horas – Solenidade de abertura do Torneio da Pátria. Apresentação: Os torneios serão divididos em masculino e feminino. O torneio masculino será de futebol, reunindo equipas formados por estudantes do Estado de São Paulo, bem como uma equipa de emigrantes caboverdianos e de estudantes brasileiros.O torneio feminino por sua vez será de handebol. O objetivo é fornecer uma interação entre todos os caboverdianos, de forma harmoniosa e saudável, bem como o entretenimento. Atenção: será cobrado um valor simbólico para as inscrições das equipas.

05/07/2008 – Sábado 10h: Jogos finais do Torneio da Pátria e entrega dos respectivos prêmios. 22h30: Baile de Gala em comemoração do dia da Independência de Cabo Verde. Local: Santo André – AV. Dom Jorge Marcos De Oliveira, 120 Vila Guiomar Atrações: Dj e Banda Traje: Social | Convites: 30 reais até o dia 02/072008 – 40 reais exceto estudantes do Interior do Estado que poderão efetuar o pagamento até o dia 04/07/2008. Os convites poderão ser retirados em: São Paulo Capital: Nidia – tel. (11) 83688799 / Campinas: Déni (19) 81691613 / ABC: Selma (11) 83887102 e Joka (11) 82575624

06/07/2007 – Domingo 13h – Festa de Encerramento das Comemorações da Independência de Cabo Verde Local – Sede da Associação Caboverdeana do Brasil – Prato Típico – Cachupa | Manifestações Culturais – Tocatina, Desfile de Trajes Africanos e baile típico. Convites – R$ 15,00 (Crianças até 10 anos – grátis) Reservas até 03.07.08 – 20h00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend