Empresários de Cabo Verde chegam a Fortaleza para fortalecer fluxo comercial

Da Redação

logo_cabo-verdeUma comitiva composta por cinco empresários de Cabo Verde chegou em Fortaleza para seguir uma intensa agenda de negócios, com o intuito de fortalecer o fluxo comercial com o Ceará, no nordeste brasileiro.

A agenda de trabalho iniciou em 3 de maio, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), onde a comitiva participou de uma rodada de negócios com empresários cearenses. A iniciativa faz parte do Projeto Comprador da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A realização é do Centro Internacional de Negócios (CIN/CE) da FIEC, juntamente com a Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CCE), e conta com o apoio da Apex-Brasil e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento visa oferecer oportunidades de negócios principalmente para os setores de alimentos, bebidas, metal mecânico, casa/utilidades do lar e construção.

O Superintendente do CIN/CE, Eduardo Bezerra, ressalta que a rodada de negócios é uma oportunidade ímpar para a geração de negócios entre os dois mercados. “A expectativa é a retomada gradual do fluxo comercial ocorrido entre os anos de 2005 e 2008”, revelou Bezerra. No entanto, o superintende do Centro Internacional de Negócios enfatiza que o sucesso nos negócios está ligado à criação de uma rota comercial direta entre as duas regiões. Atualmente a logística para Cabo Verde leva entre 30 e 45 dias, indo primeiro a um porto europeu, para depois descer para o país africano.

De acordo com o Estudo Setorial Ceará x Cabo Verde elaborado pelo CIN/CE, a relação comercial entre as duas regiões ganhou impulso entre os anos de 2004 e 2008, atingindo o pico em 2008, quando foram exportados 10,6 milhões de dólares. Após este período, as exportações oscilaram entre US$ 1 e US$ 1,5 milhão, fechando 2012 com 965 mil dólares. Para Bezerra, o fim da rota comercial que ligava as duas regiões, além da crise nos mercados norte americano e europeu foram os principais motivos para o tímido fluxo comercial.

A agenda dos importadores prossegue na manhã desta segunda-feira, dia 6, com a visita ao Porto do Mucuripe, onde os empresários conhecem a estrutura logística portuária da cidade. À tarde a comitiva faz visitas técnicas a algumas empresas participantes da rodada de negócios. No dia 7, os cabo verdianos participam do Show Room das Empresas do Projeto Sebrae 2014.

O projeto reúne empreendedores, preparando-os para as oportunidades de negócios advindos da Copa do Mundo de 2014. Na oportunidade, os importadores terão acesso a mostruários de produtos locais. E no dia 8 de maio, os importadores prosseguirão com as visitas técnicas às empresas cearenses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: