Em novembro, Santo André recebe a Semana Cultural Caboverdiana

Mundo Lusíada

Divulgação

A Associação Caboverdiana do Brasil, que comemora este ano o seu 30º aniversário, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Santo André promove a “I Semana Cultural Caboverdiana” entre 03 a 09 de novembro. Segundo o presidente da ACB, José Augusto do Rosário, os eventos “mostrarão todos os aspectos da cultura caboverdiana, com o objetivo de retribuir a hospitalidade brasileira e inserir Cabo Verde de uma forma mais ampla e definitiva no Brasil”.

Durante a semana, será apresentado palestras, música, dança, desfile de trajes típicos, culinária, artesanato, fotos, artes plásticas e literatura de Cabo Verde. As iniciativas também permitirão, de acordo com Rosário, que a sociedade local identifique e analise as “semelhanças e diferenças entre Brasil e Cabo Verde”.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo André, do Governo de Cabo Verde, através dos Ministério nos Negócios Estrangeiros e Comunidades – Instituto das Comunidades, do Ministério da Cultura, da Embaixada de Cabo Verde em Brasília e do Consulado Geral de Cabo Verde em São Paulo.

ProgramaA abertura do evento acontece no Auditório do Paço Municipal, dia 03, em solenidade com a presença de convidados, autoridades locais e de Cabo Verde, seguida de coquetel.

Considerando que a literatura caboverdiana também tem inspirações em escritores brasileiros, a Exposição Literária traz durante a semana uma biblioteca representativa da produção literária de Cabo Verde. Palestras literárias também serão apresentadas na Casa da Palavra, pela professora Dra. Simone Caputo Gomes, da cadeira de Literaturas Africanas da Universidade de São Paulo e o escritor Germano Almeida, de Cabo Verde, autor do premiado livro “O Testamento do Sr. Napumoceno”.

O Salão de Exposições do paço Municipal recebe exposição de Artes Plásticas, e o artista convidado para este item é Kiki Lima, “a expressão máxima das artes plásticas de Cabo Verde no mundo” garante José Augusto. Haverá ainda exposição de artesanato, e apresentações musicais no Teatro Municipal. Entre os artistas, participam o compositor e multi-instrumentista Baú; a jovem Diva; uma das maiores intérpretes da música caboverdiana Titina; e o jovem cantor e compositor Tó Alves.

A programação traz também dança tradicional, na Concha Acústica, e desfile de trajes típicos, no Calçadão Oliveira Lima. O Grupo Cultural Caboverdiano, formado por emigrantes, descendentes, e estudantes radicados em Santo André, além de brasileiros, apresentam ritmos como o Kola, Batuko, Mazurka, Funaná.

Já na sede da Associação Caboverdiana será oferecida uma degustação da Culinária Crioula, não apenas pratos típicos como a cachupa, modje, fong, pastel de milho, pratos à base de atum, como também as bebidas produzidas em Cabo Verde como grog e pontche. Esta cozinha será administrada por uma equipe formada por imigrantes e estudantes caboverdianos radicados no Brasil, e apresentada no dia do encerramento, seguido de baile tradicional.

Programação:• ABERTURAA abertura da SEMANA se dará no Casa do Olhar com coquetel para convidados, artistas e autoridades locais e de Cabo Verde. Em seguida será monitorada uma vista à Casa da Palavra para a abertura da Exposição Literária.

Casa do OlharRua Campos Sales, 414, Centro, Santo André03 de novembro, Segunda Feira, 19hs

• LITERATURAA exposição de um pequeno, porém significativo acervo bibliográfico da literatura caboverdiana, enviado especialmente para esse evento, apresentará títulos de escritores, poetas e intelectuais como José Luis Hoppfer, Daniel Pereira, Dina Salustio, Fátima Bittencourt, entre outros. Está confirmada a presença do escritor Germano Almeida, autor do premiado livro “O Testamento do Sr. Napomuceno”.Germano Almeida junto à Professora Doutora Simone Caputo, da cadeira de Literaturas Africanas da USP, conduzirão um debate no dia 07 de novembro às 19h.

• ARTESANATOExposição de Artesanato – Trabalhos em cestaria, cerâmica, panaria, argila, chifre, coco, pedras vulcânicas e outros produzidos em Cabo Verde estarão expostos neste espaço representando a diversidade do artesanato das ilhas do Cabo Verde.

Casa da PalavraPça do Carmo 171, Centro, Santo AndréDe 03 a 09 de novembroDebate: dia 07 de novembro, quinta feira / 19h Grátis

• MÚSICA Considerada a grande moeda cultural de Cabo Verde a SEMANA CULTURAL consegue trazer um excelente time para representar a música caboverdiana em sua diversidade de ritmos como coladeira, funaná, mazurca e a deliciosa morna.

BAU – No dia 04, terça feira, este brilhante instrumentista (cavaquinho, violões e rabeca) e compositor, se faz acompanhar por um quinteto formado por sax e flautas, cavaquinho, piano, baixo e percussão. Vale a dica de assistir o filme “Hable com ella”, de Pedro Almodóvar, para ouvir o lindo tema ELZA.

TITINA RODRIGUES – Considerada uma das grandes divas da música caboverdiana, a interprete Titina desfilará suas mornas-blues acompanhada por BAU e seu quinteto.

DIVA E TÓ ALVES – No dia 05, quarta feira o jovem e talentoso Tó Alves, que já fez parte do grupo que acompanha Cesária Évora tocando seu cavaquinho, se apresenta acompanhado de BAU e seu quinteto. Na mesma noite a cantora Diva se apresenta com todo esse time, prometendo um baile caboverdiano.

Teatro Municipal / Saguão do TeatroPraça IV Centenário s/n , Paço MunicipalDia 04 e 05 de novembro, 20hGrátis

Exposição de Artes Plásticas• KIKI LIMACom mais de 30 anos de carreira como pintor, este caboverdiano conta no seu currículo com 83 exposições individuais e mais de 150 exposições coletivas em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Macau, Portugal, Suíça, e Estados Unidos é o convidado para expor no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André durante a semana comemorativa da comunidade caboverdiana.O artista preparou uma série inédita para essa exposição que será aberta no dia 03 de novembro às 19h. E ainda participará em um encontro com o público no dia 06.

Casa do OlharRua Campos Sales, 414, Centro, Santo AndréDe 04 a 09 de novembroEncontro com Kiki Lima: dia 06 de novembro / 19h Grátis

• TRAJES TRADICIONAISDesfile de trajes tradicionais caboverdianos – O trabalho elaborado pela estilista caboverdiana Teodora Neves, especialmente para esse evento, traz de Cabo Verde trajes inspirados na tradição e no cotidiano do arquipélago, com suas ricas estampas e padrões característicos do arquipélago. O desfile contará com a participação de estudantes e imigrantes como modelos.

Calçadão Oliveira LimaCalçadão da Rua Oliveira Lima s/nDia 08, Sábado às 12h30Grátis

• DANÇA TRADICIONAL O Grupo Cultural Caboverdiano, formado por emigrantes, seus descendentes, estudantes caboverdianos radicados em Santo André e brasileiros, apresentarão desempenho nas danças tradicionais de Cabo Verde.

Concha AcústicaPraça do Carmo, s/n, Centro, Santo AndréDia 08, Sábado ás 13h45Grátis

• CULINÁRIADegustação da Culinária Crioula – Na sede da Associação Caboverdiana um buffet demonstrativo da cozinha crioula será servido para degustação de pratos típicos como a cachupa, modje, fong, pastel de milho, pratos à base de atum, entre outros, acompanhados das bebidas mais tradicionais produzidas em Cabo Verde como o grog e os pontches.

Associação Caboverdiana do BrasilAv. Nova Iorque 234, Utinga / Santo André Dia 09, Domingo a partir das 13h.R$ 10,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend