Cabo Verde quer ser plataforma para chineses

O embaixador de Cabo Verde, Julio Morais, em visita oficial a China, afirmou que o país africano quer ser plataforma para a marinha chinesa. Segundo o diplomata, a intenção do arquipélago é se potenciar como plataforma de serviços.

“Um objetivo estratégico da relação com a China consiste na transformação de Cabo Verde numa plataforma de serviços à frota comercial e mercante da China no Atlântico médio, próxima dos grandes mercados da União Européia e Estados Unidos e das fontes de matérias primas estratégicas em África” afirmou.

O arquipélago pretende melhorar sua infraestrutura através da parceria com a União Européia, contando com financiamentos europeus e preferência em acesso aos mercados dos Estados Unidos, África e Brasil, através da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). “Não somos ingênuos e estamos conscientes de que temos rivais na zona, não só nas ilhas espanholas das Canárias, onde está sediada a frota pesqueira chinesa, mas também os nossos irmãos senegaleses” afirmaram Júlio Morais.

A cultura também atrai os investimentos chineses, para Morais. “Um dos objetivos prioritários da presença de Cabo Verde na China é promover a imagem do país, o que passa primeiro pela mostra da nossa cultura das mais variadas formas possíveis, às quais se seguirá uma forte presença cooperação comercial, com o estabelecimento de parcerias entre o sector privado de Cabo Verde e as empresas chinesas” disse.

O presidente da China, Hu Jintao, fez referência à relação sino-cabo-verdiana como exemplo de “cooperação amistosa entre países grandes ou pequenos”. “A China presta atenção ao desenvolvimento estável das relações de cooperação e esforça-se para elevar a um novo nível tais relações no novo século” afirmou o presidente chinês à China Rádio International.

Morais esteve em Pequim nas comemorações de 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Cabo Verde, em 25 de abril. A cerimônia trouxe para apresentação o grupo de dança moderna de Cabo Verde, além de pintura. As relações diplomáticas entre ambos acontecem desde 25 de abril de 1976. Inforpress

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: