Brasil apresenta projeto de Centro Cultural e Portugal tem “vontade séria” para parceria

Mundo Lusíada

A ministra brasileira da Cultura Marta Suplicy e o Secretário de Estado português da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Foto/Arquivo: Divulgação Junho/2013.
A ministra brasileira da Cultura Marta Suplicy e o Secretário de Estado português da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Foto/Arquivo: Divulgação Junho/2013.

Em 26 de agosto, a ministra brasileira da Cultura Marta Suplicy se encontrou com delegação de Portugal que veio ao Brasil para tratar da criação de um Centro Cultural Brasileiro em Lisboa e de um centro Cultural Português no Brasil.

A intenção é que os centros tenham informação atualizada sobre a programação cultural dos dois países para a consulta do público geral, e que venham a facilitar a circulação de criações portuguesas na América Latina, e brasileiras na Europa. A ideia é incrementar o Soft Power do Brasil com a internacionalização da Cultura brasileira, além de estreitar ainda mais os laços entre os dois países.

Logo pela manhã, a ministra e a delegação visitaram possíveis locais para a instalação do Centro Cultural Português. Também se reuniram com empresários brasileiros e portugueses para pedir apoio, já que a proposta é financiar os centros culturais majoritariamente com recursos privados.

A ideia surgiu em visita que a ministra fez a Portugal no mês de junho. Na ocasião, em conversa com o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a ministra pleiteou tornar permanente o Espaço Brasil, em Lisboa. Desde então, Xavier prometeu disponibilizar um espaço nobre na cidade para a implantação definitiva do Espaço Brasil. A ministra se comprometeu a fazer o mesmo para a criação de um espaço que reflita a cultura lusa no Brasil.

Os locais onde os centros funcionarão ainda não estão definidos. Agora, tanto a comitiva portuguesa quanto o Ministério da Cultura devem consolidar os projetos de ambos os Centros e continuar as conversas com empresários.

“Vontade séria” para parcerias com Brasil

O secretário português da Cultura afirmou em São Paulo que sua visita irá ajudar a concretizar projetos de parceria com o Brasil. “Não é só conversa, é vontade política séria de obter resultados”, afirmou Jorge Barreto Xavier, numa recepção no consulado de Portugal em São Paulo.

Barreto Xavier realçou que ainda não está definida a cidade em que o centro cultural será instalado, mas apontou o Rio de Janeiro e São Paulo como possibilidades. Segundo o secretário de Estado da Cultura, as negociações para o projeto estão avançadas. “Não queremos que seja apenas um local de apresentação, porque já há muitas salas para apresentações tanto em Portugal como no Brasil. Será mais um espaço para polarização da nossa realização”, explicou Barreto Xavier à Lusa, no Rio de Janeiro.

Outra parceria que está sendo discutida é na área do audiovisual e segundo a assessoria da ministra Marta Suplicy, há um projeto de produção cinematográfica conjunta sobre a fixação da família real portuguesa no Brasil, em 1808. Jorge Barreto Xavier não deu, contudo, detalhes sobre o modelo da parceria ou as formas de financiamento.

A atriz e realizadora Maria de Medeiros, presente na recepção ao secretário de Estado, afirmou que uma parceria na área do audiovisual é “muito positiva” e pode ser um “motor” para relançar as produções portuguesas. “Portugal está num momento difícil, precisa dos amigos, dos irmãos”, disse Maria de Medeiros, que este mês venceu três prêmios no Festival do Gramado, no Brasil.

Após visitas em São Paulo, o secretário do governo português segue para compromissos no Rio de Janeiro, onde participa da abertura da Bienal do Livro.

LEIA MAIS >> Secretário de Estado da Cultura de Portugal, em visita a SP e Rio, discute criação de centro cultural

Deixe uma resposta