Angola: Secretário de Estado Bento Bembe confima rapto da filha

Da Redação
Com Lusa

Uma filha do secretário de Estado para os Direitos Humanos de Angola, António Bento Bembe, foi raptada na segunda-feira 01 de agosto, em Kinshasa, desconhecendo-se até ao momento mais pormenores sobre caso, confirmou o próprio à Agência Lusa.

A filha de Bento Bembe foi raptada na segunda-feira na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, no dia em que se assinalou o 5º aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento para a Paz e Reconciliação na Província de Cabinda, assinado entre Luanda e o Fórum Cabindês para o Diálogo, em agosto de 2006, segundo avançou a Voz da América.

“Confirmo a situação, mas neste momento ainda não posso dizer nada”, afirmou à Agência Lusa o governante angolano, escusando-se a tecer “para já” mais comentários sobre o caso.

Contatado pela Voz da América, António Bento Bembe disse não querer apontar o dedo a ninguém. “Não quero fazer acusações contra ninguém”, afirmou o secretário de Estado para os Direitos Humanos de Angola.

Até ao momento não foram divulgados pormenores sobre o nome e idade da vítima ou as circunstâncias em que o rapto ocorreu.

Fonte da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda afeta à facção de Alexandre Tati disse à Voz da América desconhecer pormenores sobre o incidente, garantindo que a resistência cabinda não tem qualquer responsabilidade no sucedido.

Um porta-voz do dirigente Nzita Tiago, dirigente da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda – Força Armadas de Cabinda (FLEC-FAC), afirmou, por sua vez, ter conhecimento do caso mas também recusou qualquer envolvimento. “Nós não fazemos isso”, frisou o porta-voz de Nzita Tiago.

António Bento Bembe, figura histórica da resistência cabindesa, foi o principal protagonista do Memorando de Entendimento para a Paz e Reconciliação na Província de Cabinda, assinado entre o governo de Luanda e o Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD), a 01 de agosto de 2006.

Após a assinatura deste documento, o até então líder do FCD passou a integrar o governo de Angola.

Contactado pela Voz da América, o atual secretário-geral do Fórum Cabindês para o Diálogo, André Lello, considerou que o rapto da filha de António Bento Bembe não afeta a continuação dos esforços para uma paz completa e duradoura no enclave.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: