Angola: Estádios para CAN-2010 serão inaugurados no dia da independência

De Portugal Digital

24.ago.2008/Lusa Portugal

>> Angola está a preparar-se para realizar o Campeonato Africano da Nações (CAN) em Janeiro de 2010. O Estádio de Benguela terá capacidade para 35 mil espectadores, Luanda, 24 de agosto de 2008.

Os estádios em construção nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda para acolher a Taça Africana das Nações em Futebol, que o país vai organizar em 2010, serão inaugurados em 11 de novembro de 2009, dia da independência de Angola. Dos quatro estádios, o da capital do país, Luanda, será o maior, com 50 mil lugares. Luanda tem, atualmente, cerca de 4,5 milhões de habitantes.

Ainda, na última semana, foi feita a assinatura da estratégia para Angola e Programa Indicativo Nacional do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), documento global de programação que orientará a cooperação entre Angola e a União Européia no período de 2008-2013, no quadro do acordo de Cotonou (Benin). A Comissão Européia disponibilizou 214 milhões de euros, não reembolsáveis, para apoiar o governo angolano nas tarefas de construção, reconstrução e de desenvolvimento socioeconômico. O Programa Indicativo Nacional para o período 2008-2013 contempla, igualmente, um financiamento de 13,9 milhões de euros.

Neste ano, Angola celebrou o dia 11 de novembro, o 33º aniversário da independência nacional, com diversos eventos oficiais e populares em todo o país e junto das comunidades angolanas no exterior. No Brasil, realizaram-se ao longo da semana diversas atividades, incluindo uma recepção, na capital federal, oferecida pelo embaixador Leovigildo da Costa e Silva e a que estiveram presentes membros do corpo diplomático, congressistas, membros da comunidade angolana e diversas personalidades de Brasília. No sábado, dia 15, a comunidade angolana residente em Brasília promoveu um encontro, num clube da cidade, com gastronomia e música nacionais.

Crise mundialManter o crescimento a dois dígitos, reduzir a inflação, diversificar a economia e apostar fortemente no social. Estes são os propósitos do Governo angolano. O novo Governo já entregou à Assembleia Nacional a proposta de Plano Nacional e de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2009. O Parlamento tem até 15 de dezembro para discuti-los e aprová-los. O Governo prevê aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) em 11,8%. Devido à instabilidade do mercado internacional do crude, esse aumento deverá ser suportado, fundamentalmente, pelo crescimento do setor não-petrolífero, estimado em 16%. A captação de investimentos privados, internos e externos, será outra estratégia do Governo para enfrentar o desafio de continuar a crescer no meio da crise mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend