Verde Gaio comemora 51 anos e promove a 17ª Festa de Santoinho

Por Odair Sene

O Rancho Folclórico Verde Gaio, do Centro Cultural Português de Santos, completou 51 anos de fundação e comemorou sua data no último dia 14 de julho, no salão do Centro Cultural em Santos, quando cerca de 400 pessoas estiveram no local saboreando a sardinha portuguesa, caldo verde, febras, entre outras alternativas.

O Rancho Folclórico Verde Gaio, comandado pela diretora Ana Maria Gonzalez, aproveitou a data do aniversário para realizar nesta noite a 17ª Festa de Santoinho, uma festa típica portuguesa, tradicional e, segundo o presidente José Duarte de Almeida Alves, uma das festas mais bonitas que se realiza na baixada santista.

“É uma réplica da Quinta de Santoinho que é de Viana do castelo, muito popular e aqui em Santos é muito bem aceita pelo público. Então nós juntamos o útil ao agradável porque o Verde Gaio faz aniversário nesta altura que coincide com a Festa de Santoinho. É um evento muito bom porque todos os componentes trabalham incansavelmente. A festa é feita praticamente pelos componentes, com muito ânimo, com muita união entre eles. Não é a toa que está há 51 anos ininterruptos, são muito requisitados, com muitas apresentações pelo Brasil, já foram a Portugal por duas vezes e agora estamos trabalhando para que o Rancho retorne a Portugal em 2013, conforme estamos acertando com nosso co-irmão, o Grupo Etnográfico Terras de Cambra, de Macieira de Cambra, com quase tudo acertado para julho do ano que vem estarmos em Portugal”, disse o presidente que já recebeu o grupo co-irmão em Santos.

José Duarte comentou que o Verde Gaio está totalmente integrado à casa, sem “divisão” alguma, nem em questão de agenda, tão pouco em questão de receitas. “Tudo que o rancho precisa o Centro Cultural fornece, os atende, portanto eles não precisam cobrar apresentações ou manter uma administração paralela à da casa, eles são totalmente vinculados à entidade”, referiu.

A diretora de folclore da casa, Ana Maria Gonzalez, divulgou que ao seu ver, todos os componentes estão de parabéns pela belíssima festa. “Foi muito bom estarmos juntos no 51º do R.F.Verde Gaio e podermos contar com a presença de ex-integrantes. E principalmente estar presente um fundador do Verde Gaio Sr. Carlos Alberto. Com garra e determinação só temos a alavancar os nossos propósitos”, referiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend