Verde Gaio “presenteia” público de Santos com festival de folclore fantástico

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Nada como um bom palco para um bom espetáculo. E foi justamente em um grande palco que o Rancho Folclórico Verde Gaio, do Centro Português de Santos promoveu no sábado, dia 1º de outubro, um grande festival do folclore português.
O evento foi realizado no palco do Teatro Municipal de Santos, local amplo que tem capacidade para 600 lugares e estava tomado pelo público que assistiu do início ao fim sem diminuir os aplausos, que aliás, foram muitos e muito merecidos pelos sete grupos de folclore mais um grupo de coral.
Na programação seguiu-se a agenda pré-estabelecida com tempo de 15 minutos para cada. Na sequência: Veteranos Apaixonados pelo Folclore (de Santos), Rancho Folclórico Associação Atlética Portuguesa (Santos), Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra (Santos), o anfitrião Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português, Orfeão do Centro Cultural Português, Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro de São Bento e encerrando o evento esteve o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.
Um craque no microfone, o diretor do Centro Cultural Vasco de Frias Monteiro foi o apresentador do evento comandando brilhantemente as apresentações dos grupos e controlando seus respectivos tempos nas apresentações.
Na platéia um público excepcional ocupando todos os seiscentos lugares do belíssimo Teatro Municipal da cidade de Santos. E entre o público, vários presidentes das casas co-irmãs da baixada, como o presidente do Centro Cultural Português José Duarte de Almeida Alves que, falando ao Mundo Lusíada, elogiou os grupos e suas performances.
José Duarte explicou que a festa folclórica teve objetivo de marcar (em parte) o cinquentenário do R.F. Verde Gaio, que existe desde 1961 e já esteve por duas oportunidades em digressão à Portugal. “Os folcloristas têm sido incansáveis para a preparação desse evento, e eles contaram com total apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Santos. Há quatro meses estamos trabalhando para organizar este festival e assim conseguimos trazer este grande público ao teatro”, disse ao Mundo Lusíada o presidente Duarte.
Atualmente com mais de 50 componentes, o grupo conta com a coordenação da diretora de folclore Ana Maria Gaspar e com o trabalho elogiado do ensaiador aveirense Jorge Manuel de Jesus Pereira, porém contou por muitos anos com o saudoso Luís de Figueiredo, que marcou presença em São Paulo pela sua vivência e paixão pelo e para o folclore português.
E quem “abriga” o Rancho Verde Gaio é uma das entidades luso brasileiras mais representativas da comunidade luso brasileira, trata-se do Centro Cultural Português que é o resultado da fusão oficializada em 2010, entre o Centro Português de Santos e a Sociedade União Portuguesa, dando com isso origem a essa entidade das mais respeitadas no mundo lusófono.
Para essa festa folclórica não teve cobrança de entrada, em dinheiro, que lá esteve levou leite em pó (lata) em prol dos idosos carentes assistidos pelo Grupo Rosmaninho.
Encerrando a noite festiva esteve o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, que ganhou destaque especial do diretor e apresentador Vasco Frias Monteiro, por conta dos trajes de noiva (do Minho) usados neste evento. Inclusive com repertório também todo da região do Minho. Vira do Alto Minho foi a música que encerrou o festival.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: