Terry Costa da MiratecArts promove os Açores no Brasil

Da Redação

Terry Costa, da MiratecArts, com integrantes da Casa dos Açores no Rio de Janeiro.
Terry Costa, da MiratecArts, com integrantes da Casa dos Açores no Rio de Janeiro.

Terry Costa, diretor-artístico da associação MiratecArts, sedeada na ilha do Pico nos Açores, anda por terras brasileiras a promover parcerias artísticas culturais de um lado ao outro do Atlântico.

“É através da arte e cultura que conseguimos chegar mais além,” diz o jovem produtor, “assim a nossa missão de promover os Açores com arte e artistas consegue levar o nome da região autônoma portuguesa para um mercado nunca conseguido, o mercado cultural de sociedades fora de Portugal.”

MiratecArts promove e incentiva entidades a se juntarem para apresentar artistas oriundos dos Açores e açor-descendentes a participar nos seus programas.

No Rio de Janeiro neste mês de novembro, Terry Costa encontrou com várias entidades culturais cariocas mas também se apresentou na comunidade açoriana através da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, em um encontro com vários diretores.

Entre os projetos, se destacaram o festival Azores Fringe em que qualquer pessoa pode apresentar uma proposta para apresentar sua arte nas ilhas dos Açores durante o mês de Junho.

Desde exposições de arte, workshops, lançar livros, dar palestras temáticas culturais, e até performances sejam de teatro, dança, música ou mesmo circo. O festival Fringe faz parte da rede internacional de mais de 250 festivais que também incluí o Festival Fringe de Curitiba.

Já o projeto “Atlantes” pode ser realizado em qualquer estação do ano e a associação apoia artistas a se mostrarem em várias ilhas. Um documentário com o apoio do Governo de Portugal através da DGACCP/SECP e do Governo dos Açores através da Direção Regional das Comunidades, está sendo realizado para mostrar as experiências de alguns artistas que já investiram no projeto e assim mostrar ao mundo o que esta oportunidade pode trazer.

Costa também incentivou a Casa dos Açores a apresentar mais artistas oriundos das ilhas dos Açores para mostrar o que se faz hoje em dia no meio do Atlântico.

“Desde literatura à música, dança e pintura e até design, os Açores continuam a desenvolver grandes embaixadores que são os artistas, é necessário abraçar mais esta faceta da comunidade para que maior visibilidade seja conseguida para todos” afirma Costa, que depois do Rio de Janeiro continua sua missão por Florianópolis e São Paulo.

No dia 13 de novembro, Terry estará na Casa dos Açores de São Paulo. Para mais informações, acesse o site da associação www.mirateca.com ou do festival www.azoresfringe.com.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: