São Luís do Maranhão recebe III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte

Mundo Lusíada

A Comunidade Portuguesa da região norte do Brasil estará toda reunida no final deste mês para o “3º Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte” que deve assinalar diversas atividades importantes que serão promovidas pelo Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão. O encontro deve reunir todas as lideranças dos estados do Norte, entre os dias 26 e 28 de junho em São Luís do Maranhão.

Confira todos os detalhes da programação:

No dia 26, à noite os trabalhos se iniciam com a chegada das delegações do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, e Amapá, além da Sra. Vice Cônsul de Portugal no Estado do Pará (recém nomeada), Dra. Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, e o Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, Sr. Antonio Humberto de Matos, à capital maranhense, recepção e jantar de boas vindas no Restaurante Côco Bambu.

Na manhã do dia 27 teremos um city tour pela cidade patrimônio da humanidade, com parada na icônica Rua Portugal, seguido de almoço de confraternização no restaurante do Senac, no coração do Centro Histórico.

A tarde, a delegação segue para o Convento das Mercês, onde esteve Padre Antonio Vieira, para visita às instalações do prédio histórico, a exemplo do Museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira, além de uma apresentação aos convidados de uma exposição de trajes típicos dos grupos de danças portuguesas do Estado do Maranhão, no Salão “Casa de Portugal”, espaço cedido pelo Estado do Maranhão mediante Termo de Cooperação assinado com o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, este último declarado Entidade de Utilidade Pública por leis municipal (Lei n.º 5.425/2011) e estadual (10.688/2017), sob a presidência do advogado luso descendente Júlio Moreira Gomes Filho, que foi novamente reconduzido à presidência do Conselho no último mês de março de 2019.

O dia 27 será finalizado com muitas apresentações culturais no “São João das Mercês”, arraial montado no próprio Convento. No dia 28, as delegações conhecerão o prédio que reúne as sedes do Consulado Honorário de Portugal, da Secular Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, e do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão, momento em que serão prestadas homenagens às autoridade presentes, e assinada a Carta de São Luís, aproveitando o momento inédito em que todas as Comunidades do Norte se fizeram representar num encontro regional.

Em seguida da programação consta uma visita ao famoso Teatro Artur Azevedo, e ao Hospital Português, fundado pela Secular Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, e na sequência um almoço de encerramento do III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil, na sede histórica do Grêmio Lítero Recreativo Português. A noite será livre, para que todos possam conhecer algum ponto da cidade, a sua escolha, ficando os veículos de transporte a disposição das delegações. Os dias 29 e 30 serão destinados a um passeio (opcional) inesquecível pelos paradisíacos Lençois Maranhenses, refúgio de areia e águas cristalinas, imperdível.

Veja demais informações:

Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão

Rua dos Jenipapos, Quadra 22, Casa 15 – São Francisco – São Luís – Ma – CEP: 65.076-490 – Fone: (98) 32271378

E-mail: [email protected]

www.comunidadelusobrasileirama.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend