Santos: Busto de fundador é inaugurado na Vila Mathias

Ronaldo Andrade

Ronaldo Andrade

A Vila Mathias, um dos bairros mais antigos de Santos e tradicional reduto de portugueses, comemorou no dia 14 de abril 119 anos de fundação. Na ocasião, foi inaugurado um busto que retrata seu fundador, o português Mathias Casimiro Alberto da Costa. Diversas autoridades, comerciantes e moradores participaram da solenidade, além de representantes da comunidade portuguesa.

A escultura está instalada em frente à sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no cruzamento das avenidas Ana Costa e Rangel Pestana.

Foi confeccionada pelo artista plástico Luís Garcia Jorge, e está voltada em direção ao mar. Mathias nasceu em 1856 em São João do Couto, distrito de Braga, e morreu em 1889. Ele inaugurou o primeiro sistema de transporte público de Santos, os bondes puxados por burros. Sua esposa Ana Costa é nome de uma das principais avenidas da cidade. Juntos, participaram da fundação Sociedade Humanitária e da Beneficência Portuguesa.

O comerciante Fernando Augusto Barreiros, de 51 anos, sempre morou na Vila Mathias. Filho de pais portugueses, ele conta sobre as mudanças ocorridas do local: “Acompanhei a transformação do bairro de zona residencial para área comercial”, afirma.

PresençasParticiparam da inauguração o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o vice-cônsul de Portugal, Rogério Vieira, além de representantes dos Ranchos Folclóricos Verde Gaio e Madeirense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend