Reunião conjunta da Ordem Nacional dos Escritores e Portugalclub em SP

 

Cumprindo o calendário pré estabelecido, efectuou-se no dia 11 do corrente em São Paulo -das 18H00 às 21H30 – a anunciada reunião conjunta da Ordem Nacional dos Escritores e do Portugalclub, com representantes do Parlamento Mundial Para Segurança e Paz, dos Elosclub, e do Ministro da Cultura, cujo membro de seu gabinete, Dr. Paulo Oliver, encerrou de forma brilhante a reunião, quando já passava das 23H00.

 

José Verdasca (ONE), a folclorista Cristiane Amaral e Casimiro Rodrigues (Portugalclub)

 

À entrada do salão, a folclorista estudante universitária Cristiane Amaral – requintadamente trajada – recepcionava fidalgamente os convivas, apresentando-lhes o livro de presenças e o Livro de Ouro da ONE, para que nele registrassem suas mensagens, e entregando às senhoras um soneto de homenagem à mulher, e aos cavalheiros o Boletim da ONE.

 

Realizada no Salão VIP da Churrascaria Anhembi – anexa ao pavilhão da XIX Bienal Internacional do Livro de São Paulo – a reunião contou com a presença de quatro dezenas de participantes, entre eles – além do representante do Ministro da Cultura do Brasil, e dos Presidentes da ONE, do Portugalclub, da Soberana Ordem da Paz Universal, dos Magníficos Reitores das Universidades Interlagos e Europanamericana, e do Presidente da Casa Ilha da Madeira – ilustres personalidades do universo da Magistratura, da Cultura, das Artes, da Ciência e da Administração. Entre eles, os escritores da ONE Antônio Neto Guerreiro e Vasco dos Santos, que sortearam as suas obras mais importantes.

 

Aberta a reunião pelo Presidente da Ordem Nacional dos Escritores José Verdasca, que a todos saudou e apresentou votos de boas vindas, o Presidente da Soberana Ordem da Paz Universal leu o decreto em que condecorava o Coronel Joaquim Evónio Vasconcelos, vindo de Lisboa expressamente para a reunião, aproveitando o evento de expressão mundial que é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

 

Acto contínuo, e a convite do Presidente da ONE, o Presidente da Casa Ilha da Madeira Dr. Paulo Porto, procedeu à entrega do Diploma e da Medalha de Comendador da Ordem da Paz Universal ao Coronel madeirense Vasconcelos, o qual – muito emocionado – solicitou alguns minutos para agradecer.

 

Em seguida o Presidente da One convidou o Presidente do Portugal club para que fizesse o seu pronunciamento, quando este recordou a história dos cinco anos do portal, a todos convidando para nele colaborar, enfatizando que se encontrava de portas escancaradas.

 

Sucederam-se no uso da palavra o Presidente das Associações Lusobrasileiras dos Estado do Paraná Abílio Cardoso; o Cônsul Honorário de Portugal em Londrina Dr. Antônio Lourenço Martins; o Prof. Dr. José Jorge Peralta; a Prof. Dra. Inês Garbuio Peralta, que falou de suas missões no Timor Leste; o Prof. Dr. João Batista de Oliveira Mestre de Oratória; o Coronel Henrique Lacerda Ramalho vindo especialmente de Cuiabá e sua esposa Elaine Santa Rosa; o Dr. João Forte e todas(os) presentes à reunião, que foram se identificando e pronunciando sobre a lusofonia e outros temas.

 

Após um salutar e profícuo convívio de duas horas e meia, foi iniciado o serviço de jantar, durante o qual prosseguiram as apresentações e pronunciamentos, pois – como já se disse – a todas(os) presentes foi facultada a palavra, naquele que é o mais completo exercício de democracia e dignificação dos convidados a uma reunião desta amplitude, quando estava aberto ao debate o tema que nos é mais caro – a LUSOFONIA – por sua actualidade e importância, em virtude da a Língua Portuguesa ser a sexta mais falada no Mundo, e se encontrar em franca expansão.

 

Como de início foi dito, já passava das vinte e três horas quando o representante do Ministro da Cultura do Brasil e tesoureiro da ONE Dr. Paulo Oliver encerrou a reunião com um brilhante e erudito improviso, que a todos encantou. Foi, realmente, uma noite inesquecível e uma reunião de alto nível.

 

José Verdasca

(Colaborou – Cristiane Amaral Bertolino)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: