Primeira Ceia de Natal da Casa de Portugal do ABC recebe 300 convidados

Em resposta ao convite enviado ao Presidente da República, um representante do governo brasileiro esteve presente ao evento português.

Por Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Miguel Coelho, Banco Millennium bcp, Paulo Freitas, presid. Casa de Portugal e José de Freitas, Numatur.

Pela primeira vez na sua história, a Casa de Portugal do Grande ABC promoveu uma Ceia de Natal para última confraternização no encerramento do ano. O presidente Paulo de Freitas reuniu cerca de 300 convidados para o evento, na noite de 04 de dezembro, que esperava receber o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De última hora, Luís Marcelo Morais dos Reis, o Lulinha, não pode comparecer mas foi representado por Wilson Lira. “Eu viria junto com o presidente mas infelizmente ele está na Europa, não pode vir nem os familiares, então eu estou aqui para representá-lo” disse ao Mundo Lusíada.

Para o presidente da casa, o evento teve um bom resultado, por ser a primeira edição. De forma geral, Paulo Freitas como “muito boa” a sua gestão de 2009. “Apesar da crise que o país atravessava, a Casa de Portugal conseguiu manter a freqüência das pessoas nas festas, e financeiramente também foi melhor do que no ano passado” disse o presidente que, após dois anos, encerra sua gestão apenas no final de 2010.

E já pensando no ano que vem, Paulo Freitas afirmou que diversas atrações vão comemorar os 25 anos de fundação da entidade. “Ano que vem completamos 25 anos da Casa de Portugal. Não vamos comemorar somente no aniversário, mas sim ao longo do ano num todo. Já estamos conversando com alguns artistas que virão à casa” disse Freitas sem revelar ainda nomes, informando apenas que se trata de “artista internacional”. Ainda, uma das ações para comemorar o aniversário será o desfile da escola de samba de Santo André, Leões do Vale, conforme o Mundo Lusíada divulgou na última edição. O Carnaval 2010 na cidade vai contar com uma homenagem a Portugal e aos 25 anos da casa.

Neste âmbito, Paulo Freitas falou ainda do trabalho que a entidade faz com os jovens luso-brasileiros, filhos de portugueses que frequentam a casa. “Só o fato de freqüentar é um grande avanço, porque isso hoje é difícil. Muitos portugueses que comparecem às festas, os filhos não acompanham os pais. E o nosso desafio aqui é realmente este, fazer com que o português traga seus filhos para freqüentar, e assim termos uma sequência para o futuro”. Sobre o convite ao presidente Lula, Paulo Freitas falou que esperava pela presença do filho do presidente. “A Casa de Portugal convidou o presidente Lula a comparecer na Ceia. Em virtude da viagem feita pela Europa esta semana, que começou em Portugal e terminou na Alemanha, ele não pode comparecer. O seu filho ficou de comparecer mas como ele chegou hoje a noite (dia 04) desta viagem, também não pode comparecer, de qualquer forma veio um representando do governo brasileiro”.

Durante o evento, André Magalhães ainda divulgou a criação do Conselho Consultivo do Consulado de Portugal em São Paulo, o qual foi formado recentemente com a participação do presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Freitas.

Magalhães ainda leu, dentre outros comunicados oficiais a respeito da presença no evento, da Prefeitura de Santo André e da Presidência da República, enviado para a casa em resposta ao convite feito às respectivas autoridades.

Estiveram presentes ao evento ainda Vilma Gil, representando a vice-prefeita de Santo André Dinah Zekcer, o presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, o presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul, Antonio Rubira, a presidente do Elos Clube do Grande ABC, Márcia Rodrigues, além do vice-cônsul da Itália, Emilio Alfredo Rigamonti.

Os convidados ainda assistiram a apresentação da fadista Gloria de Lourdes. A Ceia de Natal da Casa de Portugal do ABC serviu um prato tradicional de uma ceia portuguesa, conforme disse o presidente da casa, Bacalhau Cozido, Bacalhau a Nata e a opção de filet mignon, além de uma mesa de doces natalinos portugueses.

A casa retoma suas atividades com a comemoração do seu aniversário de fundação, que acontecerá em 14 de março de 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend