Presidente Marcelo anuncia comemorações do 10 de Junho na Madeira em 2020

Da Redação

O Presidente de Portugal anunciou que as comemorações do 10 de Junho em 2020 se vão realizar na Região Autônoma da Madeira e que já comunicou essa decisão aos presidentes do Governo e da Assembleia regionais.

Segundo uma nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “confirmou hoje aos presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional da Madeira que as cerimônias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas se realizarão em 2020 naquela região autônoma”.

“Para 2019, o Presidente da República decidiu manter a orientação, anterior ao seu mandato, de não realizar tais comemorações numa Região Autônoma em ano de eleições regionais”, lê-se na mesma nota.

Neste ano, as comemorações do Dia de Portugal de 2019 vão começar em Portalegre, antes de prosseguirem junto dos portugueses e lusodescendentes residentes em Cabo Verde.

O chefe de Estado já tinha anunciado, no dia 31 de dezembro, em passagem pela Cidade da Praia, em Cabo Verde, que em 2019 as comemorações do 10 de Junho iriam realizar-se também no país.

O Chefe de Estado português esteve em Cabo Verde, antes de partir para o Brasil para assistir à tomada de posse do Presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Com este programa, o Presidente português pretende “cobrir o mais possível diferentes comunidades de portugueses, em várias ilhas, sempre numa grande fraternidade com o presidente e as autoridades cabo-verdianas”.

Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro, António Costa, em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.

Nesse primeiro ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris, em 2017 as comemorações foram no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo, e em 2018 dividiram-se entre Ponta Delgada, nos Açores, e Boston e Providence, nos Estados Unidos da América.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend